Contato

Contato

terça-feira, 17 de março de 2015

BARRAGENS DE GRAÇA PARA O PRODUTOR RURAL DE ATÍLIO VIVÁCQUA

Ilauro Oliveira
As poucas chuvas que caíram nos últimos dias não foram suficientes para resolver a seca dos municípios capixabas, por isso ações que possam minimizar os impactos precisam continuar sendo feitas. Pensando nisso, a Prefeitura de Atílio Vivácqua iniciou este mês a construção de barragens. As comunidades de Independência e Carretão foram as primeiras beneficiadas.

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Márcio Menegussi Menon, disse que esta proposto a construção de pequenas barragens em todas propriedades do município, o que dá aproximadamente 900 pequenas intervenções. Para isso basta procurar a secretaria, é tudo de graça:


“Todo produtor deve procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, com os documentos da propriedade e os documentos pessoais. Após esse primeiro contato, um técnico da SEMAG vai até o local, para fazer uma analise ambiental da área a construir a barragem. Os dados são levados para o escritório, e assim é elaborado o projeto. Lembrando ao produtor que não há custo”, avisa Márcio.

O custo para cada barragem depende do tamanho e da movimentação de terra. Mas, em média, o valor de cada investimento é de R$ 5.600,00, e trata-se de uma ação da própria prefeitura municipal com apoio do Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural). Para o secretário, esse investimento é uma das soluções viáveis para combater a seca:

“Com a construção das pequenas barragens, conseguiremos segurar, no caso, conter água das chuvas, onde o produtor rural irá utilizar a mesma para abastecimento humano, dessedentação animal e irrigação. As construções de barragens e adequação das estradas rurais são iniciativas que minimizam os problemas do homem do campo e por isso focamos nesse trabalho”, disse Márcio.

O secretário lembrou também que antes de iniciar esse trabalho no interior houve um prazo para que o corpo técnico fizesse o mapeamento das bacias para escolher o melhor local para a construção dessas pequenas barragens. “Agora, após esse planejamento, temos tido o total apoio do prefeito José Luiz e de demais secretários para trabalhar atendendo o produtor rural”.

Fonte: AQUIES





Nenhum comentário:

Postar um comentário