Contato

Contato

quinta-feira, 19 de março de 2015

Governo retira pedido de urgência em votação do 'Escola Viva' no ES

Projeto está em votação na Assembleia Legislativa do estado.
Professores e estudantes protestaram contra o projeto.

Viviane Machado Do G1 ES, com informações da TV Gazeta

O governo do Espírito Santo retirou, nesta quinta-feira (19), o pedido de urgência do programa Escola Viva, que estava em votação na Assembleia Legislativa do estado. A informação foi divulgada pelo governador Paulo Hartung (PMDB), em sua página na rede social, e posteriormente compartilhado com a Secretaria Estadual de Educação.

O Escola Viva pretende estender o horários dos estudantes da rede pública estadual para tempo integral. A proposta não foi bem recebida por estudantes e professores. Em Vitória e na Serra, estudantes saíram em protesto pelas ruas pedindo que a implantação do projeto não fosse imediata. Eles afirmam que muitos alunos possuem atividades antes ou depois da escola e poderiam ser prejudicados.

O secretário estadual da Educação, Haroldo Rocha, informou que a retirada do regime de urgência do Programa Escola Viva foi solicitada para que haja a ampliação do diálogo com os alunos, pais e professores, e o conteúdo da proposta seja melhor compreendido e receba contribuições da sociedade capixaba.

Projeto
Nesse novo modelo de ensino, o tempo de permanência do aluno na escola será ampliado para um período diário de nove horas e meia, sendo, no mínimo, sete horas e 30 minutos em atividades com orientação pedagógica. Os estudantes receberão refeição e lanche.

Entre as ações previstas estão o uso de mídias (televisão, jornal, rádio e revista) de forma articulada e a ampliação do currículo escolar com atividades nos campos da cidadania, ética, cultura e artes, esporte e lazer, direitos humanos, educação ambiental, inclusão digital, saúde, investigação científica, educação econômica e comunicação.
   
Inicialmente, a nova grade curricular será implantada em cinco escolas da Grande Vitória. O programa prevê ainda a melhoria da infraestrutura física, dos equipamentos e recursos tecnológicos necessários à eficiência pedagógica e da gestão.

Fonte: G1 / ES







Nenhum comentário:

Postar um comentário