Contato

Contato

terça-feira, 17 de março de 2015

Movimento dos olhos influencia solução de dilemas morais


O Globo
RIO - Decisões morais podem ser influenciadas durante o mover dos olhos, segundo uma nova pesquisa das universidades Lund (Suécia), College London (Reino Unido) e da Califórnia, Merced (EUA).
Muitas das escolhas que fazemos todos os dias têm um caráter moral — como decidir se vamos dar dinheiro para um mendigo ou separar que objetos vamos jogar no lixo reciclável.

— As pessoas geralmente acreditam que as opiniões morais são preferências estáveis que já existem em nossos corações e mentes — diz Michael Spivey, da Universidade da Califórnia, Merced. — No entanto, afirmamos no estudo que muitas das nossas decisões morais podem vir “do nada”, como resultado de como vemos e interagimos com o meio ambiente.

Os pesquisadores usaram rastreadores oculares para monitorar como os participantes reagiam enquanto refletiam questões morais complexas, como “o assassinato, às vezes, pode ser justificável?”. Para cada questão eram apresentadas duas alternativas, e os voluntários deveriam dizer o que seria moralmente correto. Mesmo sem perceber, o mover dos olhos acabava marcando quando eles haviam tomado uma decisão.

A pesquisa concluiu, então, que as decisões morais dos participantes eram sistematicamente tendenciosas para determinado alvo.

— O sincronismo preciso das nossas decisões pode ser uma poderosa influência sobre as escolhas que acabamos fazendo — destaca Philip Pärnamets, um dos autores do estudo e pesquisador da Universidade de Lund. — O processo de chegar a uma decisão moral não só é refletida no olhar das pessoas, mas também pode ser determinada por ela.

Fonte: extra.globo.com















Nenhum comentário:

Postar um comentário