Contato

Contato

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Brigada de Infantaria Paraquedista fará seleção de Atiradores no TG-01-001.


Nos dias 23 e 24 de setembro uma Comissão de Seleção Volante da Brigada de Infantaria Paraquedista, sediada na Vila Militar no Rio de Janeiro, estará no Tiro de Guerra 01-001 fazendo uma seleção com os Atiradores que almejam dar prosseguimento ao Serviço Militar Inicial (SMI). 


Os militares do TG 01-001 aprovados pela Comissão de Seleção Volante ingressarão na Brigada no ano de 2016.


Brevê Prateado


(imagem ilustrativa - site da Brigada de infantaria Paraquedista)


A Brigada de Infantaria Pára-quedista do Exército Brasileiro, sediada na Vila Militar, na cidade do Rio de Janeiro, teve sua origem na Escola de Pára-quedistas, criada em 26/12/1945.

No ano anterior, em 1944 o então capitão Roberto de Pessoa, concluiu o curso de Pára-quedista em Fort Benning, nos EUA, brevetando-se como o primeiro Pára-quedista militar do Brasil.


Boina Grená 


(imagem ilustrativa - site da Brigada de infantaria Paraquedista)


O idealismo do capitão De Pessoa permitiu a condução e a orientação na formação das primeiras turmas de militares do nosso Exército, ainda nos EUA

Desta forma, concretizou-se um grande passo no processo de atualização do Exército Brasileiro, naquela época, recém-egresso dos campos de batalha da Europa. 

Quarenta e sete militares, hoje denominados “pioneiros”, constituiram-se na pedra angular sobre o qual edificou-se o pára-quedismo militar no Brasil.

Em 1953 a imperiosa necessidade de ampliação de seus cursos e das atividades de formação e adestramento militar, impôs a transformação da Escola de Pára-quedistas em Núcleo da Divisão Aeroterrestre, estrutura, que manteve até 1969.


Bute Marrom


(imagem ilustrativa - site da Brigada de infantaria Paraquedista)


Com a nova organização, através da qual o EB adotava as Brigadas, foi então criada a Brigada Aeroterrestre, que mudou de denominação em 1971, para Brigada Pára-quedista e, posteriormente, em 1985, para Brigada de Infantaria Pára-quedista.

A tropa pára-quedista, inteiramente formada por voluntários, tem como características: a coragem, a agressividade no combate, a determinação no cumprimento da missão, a resistência física e a camaradagem.

Tais elementos forjam a mística pára-quedista, cultuada no dia-a-dia da caserna e materializada nos símbolos inconfundíveis de nossa tropa: o brevê prateado, o bute marrom e a boina bordô.




(imagem ilustrativa - site da Brigada de infantaria Paraquedista)


(imagem ilustrativa - site da Brigada de infantaria Paraquedista)


Sentindo no rosto o vento das hélices e suspensos pelos velames dos pára-quedas, voam pelo céu, cruzando terras e águas para trilhar com os butes marrons os mais longínquos rincões da Pátria, e experimentar inteiramente o sentimento mais profundo de nossa nacionalidade.

"BRASIL, ACIMA DE TUDO!"

(Fonte: Brigada de Infantaria Paraquedista)



>>> DIVULGAÇÃO <<<


2 comentários:

  1. Paraquedista 40983/ 1985 . Fui um desses militares e sou pqdt até hoje com muito orgulho e camaradagem somo irmãos e família !

    ResponderExcluir