Contato

Contato

domingo, 18 de março de 2018

Doença Mão-Pé-Boca (DMPB) e Conjuntivite Viral

Secretaria Municipal de Saúde alerta pais, responsáveis e alunos para casos de Doença Mão-Pé-Boca (DMPB) e Conjuntivite Viral.



Doença mão-pé-boca (DMPB)

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e falta do apetite. Há, também, garganta inflamada intensa. Mas a característica principal da doença é o desenvolvimento de muita coceira com bolhas muito pequenas nas mãos e nos pés. O prurido dói quando pressionado ou tocado. O vírus costuma contaminar na primeira semana, quando ainda está em um período de incubação, que leva de 3 a 7 dias. Não há vacina para a DMPB. Normalmente, assim como ocorre com outras infecções virais, ela tende a regredir de forma espontânea. A melhor forma de evitar a doença é intensificar a higiene do seu filho.  As pessoas contaminadas devem ficar em casa.Crianças não devem ir à creche ou à escola, e adultos devem faltar o trabalho até todos os sintomas terem desaparecidos. Como o vírus ainda pode ser eliminado nas fezes mesmo após a cura dos sintomas, é importante orientar o paciente a lavar as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de manusear comida. Roupas comuns e roupas de cama podem ser fontes de contágio (principalmente se houver secreção das lesões da pele) e devem ser trocadas e lavadas diariamente. Brinquedos também devem ser lavados com freqüência.

Conjuntivite Viral

Geralmente, esse tipo é causado por um vírus conhecido como adenovírus. Esse é o tipo de conjuntivite mais transmissível e as pessoas podem se infectar por meio de secreções oculares. Se o paciente encostar nos olhos e logo após tocar em algum objeto e outra pessoa também utilizar o mesmo objeto, ela pode ser infectada. Mas é importante deixar claro que a doença não é transmitida pelo ar.  Não tocar nas mesmas coisas que alguém com a doença já é o bastante para não ser contaminado. Se o paciente estiver com sintomas respiratórios, como tosse e espirro, aí sim o vírus pode ser transmitido. Não pelo ar, mas sim pelas secreções que emitiu. Estar com a imunidade baixa pode ser um fator de risco da conjuntivite. Estar com as mãos sujas, não trocar constantemente as roupas de cama e toalhas também pode facilitar o contato com a doença. 

Sintomas são:

Olhos vermelhos;

Coceira;

Pálpebras inchadas;

Secreção;

Visão borrada;

Ao acordar, o paciente tem dificuldade em abrir os olhos;

Sentir dor nos olhos ao olhar para lugares com claridade;

Sensação de areia nos olhos.

O tratamento pode ser feito com compressas embebidas em soro fisiológico e colírios indicados pelo médico, além de ser muito importante limpar os olhos com freqüência.

Fique atento aos sinais! Prevenir é a melhor forma!

Crédito: Enfermeira Amanda Salim




<<< DIVULGAÇÃO >>>



Nenhum comentário:

Postar um comentário