Contato

Contato

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Buraco no meio da rua gera transtornos no bairro Lia Márcia


Existe um enorme buraco localizado na Rua Tiradentes, no bairro Lia Márcia e que tem sido motivo de grandes transtornos a quem trafega pelo local. 

No entanto, antes que aconteça algum tipo de acidente ou incidente,  seria importante SINALIZAR O LOCAL, vislumbrando a SEGURANÇA dos condutores e pedestres que por ali trafegarem.















ALERTA!

Redobrem  a ATENÇÃO quando transitarem pelo local, principalmente no horário noturno, pois NÃO EXISTE  (até o momento) NENHUM TIPO DE SINALIZAÇÃO nesse trecho, no intuito de informar sobre o buraco na pista.

Aos Órgãos competentes, o nosso pedido: 

Por gentileza, SINALIZEM o local com cones, faixas, fitas zebradas, cavaletes, etc., até que os devidos reparos na via pública sejam devidamente efetuados!


Itaperuna, RJ, tem encontro de Folias de Reis nesta sexta-feira

Objetivo é aproximar o movimento cultural da população.

Concentração será na Concha Acústica, a partir das 18h.



Quem passar pelo calçadão da Avenida Cardoso Moreira, no Centro de Itaperuna, no Noroeste Fluminense, nesta sexta-feira (26), vai poder acompanhar a apresentação de sete Folias de Reis da cidade. O objetivo é promover um encontro entre os foliões e a aproximação do movimento junto à população.
A concentração dos foliões vai acontecer a partir das 18h, na Concha Acústica, de onde sairão em cortejo pelo calçadão até a Igreja do Relógio. Em seguida, cada folia vai se dirigir a um ponto da avenida para se apresentar e, posteriormente, retornam à Concha Acústica para o encerramento.
“As sete folias que se mantêm ativas, hoje, em Itaperuna, estão restritas aos bairros onde residem seus foliões. Como o encontro será realizado no calçadão da principal avenida da cidade, onde circulam pessoas de camadas e faixas etárias diversas, para muitos será até mesmo o primeiro contato com essa expressão cultural”, afirma Olga Acosta, chefe do setor de Cultura do SESI Itaperuna.
Do encontro, participam a folias Estrela do Oriente, do mestre Niquinho; Estrela do Oriente, do mestre Mauro; Estrela do Oriente, do mestre José Willian; Estrela do Oriente, do mestre Robson; Velhos Amigos, do mestre Jorginho, Nossa Senhora de Lourdes, do mestre Luiz; e Estrela de Belém, do mestre Osmar. Mais informações sobre o encontro podem ser obtidas no telefone (22) 3824-9219.
Fonte: G1 Norte Fluminense  
Figura extraída do Google Imagens

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

FIFA assinala os 100 anos da “Trégua de Natal” para lembrar o “poder do futebol”



A FIFA assinala o centésimo aniversário da "Trégua de Natal", quando em 1914 os soldados da I Guerra Mundial interromperam o conflito para fazer um jogo de futebol na "terra de ninguém".

A FIFA assinala esta terça-feira o centésimo aniversário da “Trégua de Natal”, quando em 1914 os soldados da I Guerra Mundial interromperam o conflito para fazer um jogo de futebol na “terra de ninguém”.

No seu síte oficial na Internet, o organismo recorreu a este exemplo para demonstrar que, passado 100 anos, o “poder do futebol pode criar um poderoso símbolo de paz e compressão nos dias de hoje”.
“O futebol é um jogo para todos, que junta pessoas e nações. Todos os que jogam futebol são iguais. Se soldados de lado opostos da guerra podem apertar as mãos, os jogadores hoje em dia, no meio das suas ‘batalhas’ em campo, podem demonstrar respeito pelo outro mesmo que o resultado e as decisões do jogo não sejam a seu favor”, defendeu a FIFA.
A “Trégua de Natal” foi um cessar-fogo espontâneo que ocorreu entre as tropas britânicas e alemãs durante o Natal de 1914, na região de Ypres, na Bélgica, em plena I Guerra Mundial. Além de canções típicas de época e trocas de presentes, os soldados dos dois blocos realizaram um jogo de futebol.
Este episódio é ainda hoje assinalado com um momento simbólico de paz durante um dos eventos mais violento da era moderna.









terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Prefeitura de São Fidélis tem energia cortada por falta de pagamento

Foi preservado o fornecimento de energia de hospitais, escolas e Corpo de Bombeiros
Arquivo: Ururau

Foi preservado o fornecimento de energia de hospitais, escolas e Corpo de Bombeiros


A concessionária Ampla informou nesta terça-feira (23/12) o corte do fornecimento de energia elétrica de unidades da Prefeitura Municipal de São Fidélis, devido ao não pagamento de faturas por parte do município. Segundo a empresa, a iniciativa foi tomada após várias tentativas de negociação de débitos.
A Ampla informou ainda que o corte afetará 25 unidades da cidade, incluindo as secretarias de Esportes e Urbanismo e Saneamento, Quadra Poliesportiva e o Campo do Aterro.
De acordo com a concessionária, foi preservado o fornecimento de energia aos serviços essenciais, como iluminação pública, hospitais, escolas, guarda municipal, Corpo de Bombeiros e vias públicas.
Site Ururau entrou em contato com a prefeitura através do telefone e do email da Secretaria de Comunicação e aguarda posicionamento do órgão.

Postado por: STELLA FREITAS

Fonte: URURAU



Impressionante! Av. Gov. Roberto Silveira (Centro) se "transforma num rio"





Mais um forte temporal atingiu hoje, por volta das 15:21 h, a cidade de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, no Noroeste Fluminense e fez com que a principal avenida da cidade (Av. Governador Roberto Silveira, no Centro) mais uma vez, se "transformasse num rio"



São cenas impressionantes!
Assista o VÍDEO:


Infelizmente, essa é uma cena que JÁ VIROU ROTINA em dias de chuvas torrenciais e tem se repetido há anos.

Quanto as providências?

Bem, continuam as "velhas promessas"... De campanha!

Na última vez, chegaram até a falar que em Março de 2014 o problema seria solucionado com a construção de galerias pluviais.

Mas, as PALAVRAS se vão com os ventos...

Mais um ano se foi...

2015 vem aí!

E o problema (certamente) continuará nesse "rio" de muita água, lama e poeira...

Enquanto isso, o povo é quem sofre (na pele) as consequências de caos!

Esse é o "triste retrato" de Bom Jesus do Itabapoana-RJ.



Passageiro: Conheça alguns de seus DIREITOS ao viajar de ônibus!

 As férias chegaram!


E também as Festas de fim de ano!

Muitas pessoas esperam o ano todo para pegarem a estrada, curtirem as merecidas férias ou até mesmo para (re)encontrarem parentes e amigos que residem em outras cidades, Estados... É aquele profundo desejo de comemorar com a família (reunida) o Santo Natal e o Ano Novo que se aproximam.

No entanto, para que a sua viagem seja tranquila, conheça alguns dos principais DIREITOS que você possui sendo PASSAGEIRO de uma empresa de ônibus:











ATENÇÃO! 

Todo passageiro tem o direito de ser transportado com PONTUALIDADE, SEGURANÇA, HIGIENE e CONFORTO, do início ao fim da viagem.

EM CASO DE PROBLEMAS:

Procure a sala de fiscalização da ANTT no Terminal Rodoviário ou entre em contato com a Ouvidoria pelo número 166, envie um e-mail para ouvidoria@antt.gov.br ou acesse o site www.antt.gov.br, na aba “Fale Conosco”;

> BAGAGEM: procedimentos sobre volumes...

No bagageiro, você pode transportar, gratuitamente, bagagens de até 30kg de peso, 300 decímetros cúbicos de volume, limitado a um metro de dimensão máxima. Volumes pequenos e de fácil acomodação podem ser levados no porta embrulhos, desde que não ultrapassem o peso máximo de 5kg. É seu direito receber os comprovantes das bagagens transportadas.

> BAGAGEM: extravio ou danos causados...

Caso haja extravio ou dano na bagagem transportada no bagageiro, você tem direito a uma indenização da empresa de ônibus. Mas a reclamação deve ser feita, por meio de formulário, logo após o término da viagem, diretamente ao motorista ou no guichê da transportadora. Lembre-se: a empresa tem 30 dias para efetuar o pagamento, a contar da reclamação.

> ATRASOS: em + de 01 (uma) hora na saída do ônibus...

Se o atraso ou a interrupção acontecerem por culpa da transportadora ou pela venda de mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, você pode:

a) Esperar a partida do ônibus da empresa que vendeu o bilhete;

b) Pedir para fazer a viagem em outra empresa, sem pagar nada a mais por isso;

c) Receber, imediatamente, seu dinheiro de volta.

Esses direitos também valem para o caso de a empresa desistir de fazer a viagem.


> ATRASOS: em + de 03 (três) horas na saída do ônibus...

Se o atraso ou a interrupção acontecerem por culpa da transportadora ou pela venda de mais de um bilhete de passagem para a mesma poltrona, você tem direito a receber alimentação até que a situação seja resolvida. Caso não seja possível continuar a viagem no mesmo dia, a empresa é obrigada a oferecer hospedagem.


> GRATUIDADE: quem possui o direito?

Os idosos com idade mínima de 60 anoscom renda igual ou inferior a dois salários mínimos, têm direito à gratuidade em dois assentos. Caso estes estejam preenchidos, têm direito ao desconto mínimo de (50%) cinquenta por cento do valor da passagem para os demais assentos do veículo.

As pessoas com necessidades especiais física, mental, visual ou auditivacomprovadamente carentes, também têm direito à gratuidade em dois assentos, desde que munidas da Carteira do Passe Livre fornecida pelo Ministério dos Transportes. Crianças de até seis anos incompletos também devem ser transportadas gratuitamente, desde que não ocupem poltrona. Importante: as gratuidades aos idosos e pessoas com deficiência só valem para viagens em serviço convencional.


> BILHETES: devem conter o nome do passageiro...

Sim, a partir de 03/01/2015. Isso garante a você o direito de emitir 2ª via da passagem em casos de perda ou roubo.


> DESISTIR DA VIAGEM: o que devo fazer?

Você tem direito a receber seu dinheiro de volta caso desista da viagem até três horas antes do início da viagem. Fique atento a esse prazo, pois você não terá direito ao reembolso quando desistir de viajar faltando menos de 03 (três) horas para a partida do ônibus. É importante lembrar que a empresa poderá descontar até 5% do valor pago e tem 30 dias pra devolver o que você pagou. 

> CRIANÇAS: documentos obrigatórios para embarque...

Em viagem nacional: Carteira de Identidade (RG); Passaporte; Certidão de Nascimento (original ou cópia autenticada).

Em viagem Internacional: Carteira de Identidade (RG) quando viajando; Passaporte.


> CRIANÇAS: podem viajar desacompanhadas?

Criança de até 12 anos de idade só poderá viajar para fora da área onde mora, desacompanhada dos pais ou responsáveis, com autorização judicial. Essa autorização não é exigida nos seguintes casos:

a) Viagem para uma área vizinha à de residência da criança, desde que no mesmo estado ou região metropolitana;

b) Criança acompanhada de parente maior de idade até o terceiro grau (pais, avós, irmãos e tios);

c) Criança acompanhada de maior de idade autorizado pelo pai, mãe ou responsável. A autorização deve ser por escrito.

Em viagens internacionais, crianças de até 12 (doze) anos e adolescentes acompanhados apenas da mãe só poderão viajar com autorização do pai por meio de documento com firma reconhecida e vice-versa. 


Para saber mais sobre os DIREITOS e DEVERES dos PASSAGEIROS, consulte na íntegra a CARTILHA DA ANTT: Passageiro, conheça seus direitos e deveres.










clicando no link: 



Aproveite! Divirta-se! 

E faça uma Boa Viagem!




Figuras: do Google Imagens

Detran inaugura posto de perícia médica gratuita em Itaocara, no RJ

Faz parte do projeto de descentralização do serviço que só existia no RJ.

Posto fica na rua Gamaliel Borges Pinheiro, nº 58, no bairro BNH.

Do G1 Norte Fluminense

Foi inaugurado nesta segunda-feira (22) em Itaocara, no Noroeste Fluminense, o posto de perícia médica gratuita do Detran para motoristas profissionais. Essa unidade deve atender as cidades do Norte e Noroeste do Estado. Ela faz parte do projeto de descentralização do serviço que antes era oferecido apenas no Rio de Janeiro.
Os motoristas profissionais podem fazer o procedimento de graça. Para isso é preciso que o motorista apresente o 'duda' do serviço de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pago, além de original e cópia da carteira de habilitação, identidade e comprovante de residência.
Policiais Militares e Civis, Bombeiros e Agentes Penitenciários também têm direito à isenção. O posto de perícia médica fica na Rua Gamaliel Borges Pinheiro, nº 58, no bairro BNH, em Itaocara.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

TIM começa a cortar internet de clientes

Por Redação Olhar Digital - em 15/12/2014 às 19h34











(Foto: divulgação)

Depois de Claro, Oi e Vivo, a TIM também aderiu ao fim da velocidade reduzida e vai começar a cortar a internet dos clientes que excederem a franquia diária de dados. A novidade entra em vigor a partir desta segunda-feira, 15 e é válida em Pernambuco, Rio Grande do Sul e no interior de São Paulo, nas regiões com DDD 19.

Segundo comunicado divulgado pela operadora, a medida vale para os pacotes Infinity Web 10, Infinity Web 30, Infinity Web 100, Infinity Web 10+ Torpedo, Infinity Web 30+ Torpedo e o benefício da oferta Turbo 7. Eles estão presentes nos planos Infinity Pré, Infinity Controle, Liberty Controle e Liberty Controle Express.

Agora, ao atingir o limite da franquia diária dos planos, a conexão será interrompida e para continuar navegando, os usuários poderão contratar um pacote adicional para até o final do dia ou, migrar para outra oferta. 

Os pacotes de dados variam entre 10 MB a 100 MB diários e custam a partir de R$ 0,75 por dia de uso. Para consultar o consumo diário, basta enviar um SMS para o número 4141 com a mensagem "Consumo Web".



Caso não opte por nenhuma das duas opções, a internet será bloqueada até às 00h do dia seguinte, quando se inicia um novo fluxo de cobrança. A velocidade referência das ofertas é de 1 Mbps para a rede 3G e 5Mbps para o 4G.





Restaurante universitário da Uenf é inaugurado nesta sexta em Campos


Inauguração acontece a partir das 14h e conta com governador Pezão.

A previsão é de que sejam servidas cerca de 3 mil refeições diárias.

Evento acontece no Centro de Convenções da Uenf em Campos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)





Inscrições acontecem no Centro de Convenções da
Uenf (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campos)
Vai ser inaugurado nesta sexta-feira (19) o restaurante universitário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Os estudantes carentes da Uenf terão a possibilidade de almoçar gratuitamente. A inauguração acontece a partir das 14h pelo governador Luiz Fernando Pezão e pelo reitor da Uenf, Silvério de Paiva Freitas, além de outras autoridades. A previsão é de que sejam servidas cerca de 3 mil refeições diárias à comunidade universitária, entre almoço e jantar.
Alunos e servidores da universidade interessados em utilizar o restaurante já são cadastrados. O cadastramento será feito no Centro de Convenções Oscar Niemeyer (sala ao lado da TEC Campos). Para tanto, é necessário levar um documento de identificação. A partir de terça-feira, serão realizados testes de operacionalização, cujas informações serão prestadas no ato do cadastramento.

Os preços das refeições serão diferenciados para cada segmento. Alunos cotistas dos cursos de graduação — e, portanto, comprovadamente carentes — não pagarão por uma das refeições diárias. O preço de cada refeição para os alunos de graduação é R$ 3,00 e para os alunos de pós-graduação, R$ 4,00. E para os servidores e demais membros da comunidade universitária, cada refeição sairá a R$ 5,96. O Restaurante funcionará das 11h às 14h para almoço e das 17h30 às 20h para o jantar.
A administração do Restaurante Universitário estará a cargo da empresa MMW Alimentação, vencedora da licitação. A empresa contratou, no total, 52 funcionários, a maioria de Campos dos Goytacazes. São dois cozinheiros, três nutricionistas, um técnico em Nutrição, quatro ajudantes de cozinha, um açougueiro, dois ajudantes de açougueiro, 22 copeiros, 15 auxiliares de serviços gerais e dois auxiliares administrativos.

Hospital de Quissamã, RJ, vai implantar serviço de diálise aguda

Antes, os pacientes precisavam seguir para outras cidades.
Mudança começa a valer ainda no primeiro semestre de 2015.

Do G1 Norte Fluminense


A cidade de Quissamã, no Norte Fluminense, vai passar a contar com o serviço de diálise aguda para pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal Mariana Maria de Jesus (HMMMJ). A mudança começa a valer ainda no primeiro semestre de 2015. Antes, pacientes que necessitavam do serviço precisavam fazer em outra cidade.
Profissionais capacitados e especializados como médicos nefrologistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, atuarão diretamente junto aos doentes neurológicos e dialíticos internados apenas na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. Os pacientes que necessitam de diálise crônica, continuarão fazendo seus tratamentos nos lugares indicados.
Diálise é o nome genérico que se dá a qualquer procedimento que promova a filtragem do sangue. Ela é indicada para pacientes que apresentam deficiência no funcionamento de seus rins, que em geral deve ser maior do que 85%. A hemodiálise é o procedimento executado diretamente no sangue do paciente, por meio de equipamento próprio, no qual o sangue passa por um filtro e retorna com uma quantidade menor de impurezas.
A implementação desse procedimento possibilitará a economia de tempo para os pacientes e dará uma ênfase na questão do tratamento humanizado.
“Cerca de 80% dos pacientes transferidos da UTI são por necessidade de diálise aguda e nesses casos, o tempo não conta a nosso favor, pois para que consigamos vaga em outros hospitais, precisamos cadastrar o paciente no SER – Sistema Estadual de Regulação e aguardar. Vamos, definitivamente, a partir do início do funcionamento, deixar de mandar doentes que necessitam de diálise aguda para outros municípios e seremos autônomos nesta matéria”, afirmou o Diretor do hospital, Flávio Aderito.

Princípio de incêndio em supermercado de Bom Jesus do Itabapoana-RJ




Na manhã de hoje, 19/12/2014, por volta das 06:52 h, chegou em nossa cidade uma viatura de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do RJ para atender um chamado sobre um (suposto) princípio de incêndio no Supermercado São José, no bairro Santa Rosa.



Conforme as últimas informações, a situação já foi devidamente controlada.

Graças a Deus, os Bombeiros conseguiram deslocar rapidamente de Itaperuna-RJ (distante cerca de 35 Km) e chegar em tempo para atender a mais uma ocorrência.

Em tempo: Vale lembrar que no último dia 04/11/2014, aconteceu um incêndio no DEPÓSITO DE FRALDAS GERIÁTRICAS do Abrigo dos Idosos José Lima e, cerca de 12.000 unidades do referido produto foram totalmente queimadas. Haja vista que, não fosse a HERÓICA ATITUDE de alguns BRAVOS POLICIAIS MILITARES de nossa cidade, em chegar rapidamente ao local e fazer o rescaldo enquanto os Bombeiros estavam a caminho, certamente, poderia ter ocorrido uma TRAGÉDIA de proporções maiores.

Mais uma vez, fica aquela antiga dúvida:


Quando será inaugurado o destacamento do Corpo de Bombeiros em Bom Jesus do Itabapoana-RJ?


EMERGÊNCIA: Ligue!



e REZE aos Céus para que os nossos BRAVOS HERÓIS BOMBEIROS  MILITARES tenham tempo hábil para se deslocar de Itaperuna-RJ e chegar mais uma vez para nos SOCORRER!



Figuras retiradas do Google imagens

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Sino faz Igreja ser multada em R$ 36 mil em São Paulo


Sino foi tocado 16 segundos além do permitido; ruídos também chegavam a 80 decibéis, quando o limite são 65 decibéis










  • Sino foi tocado 16 segundos além do permitido;
  •  ruídos também chegavam a 80 decibéis, 
  • quando o limite são 65 decibéis
Tradição de 81 anos na Paróquia São João Maria Vianney, na Vila Romana, zona oeste de São Paulo, o badalar dos sinos antes das missas nos domingos de manhã rendeu multa de R$ 36.540, aplicada pelo Programa de Silêncio Urbano (Psiu).
O motivo: o sino foi tocado 16 segundos além do permitido, na manhã do dia 30 de novembro, quando duas fiscais constataram que os ruídos também chegavam a 80 decibéis às 9h50 - o limite são 65 decibéis.
A aplicação da multa causou revolta entre paroquianos da igreja e moradores da Vila Romana. Eles tentam descobrir quem fez a denúncia do barulho dos sinos ao Ministério Público Estadual, no início de agosto.
A partir dessa reclamação, protocolada na Promotoria de Habitação e Urbanismo, os fiscais da prefeitura foram duas vezes à igreja. No fim de agosto, o Psiu chegou a alertar o sacristão Gilberto Barbosa, 35, sobre o problema. Ele é o fiel responsável há 16 anos por puxar as cordas que badalam o sino.
"No fim de agosto, vieram e disseram que tinham recebido a denúncia do barulho. Mas em nenhum momento me orientaram, não sabia que o sino só poderia tocar por 1 minuto", argumenta o padre Raimundo Vieira, 44, que comanda a igreja. "Quando voltaram, em novembro, já foi para multar."
O padre e moradores católicos vizinhos dizem que a tradição de mais de oito décadas não pode ser interrompida. "Pancadão pode, blocos de carnaval podem, ensaios de escola de samba na rua, também. Eu não sou contra essas coisas. Acho até que uma manifestação cultural como os blocos deve ser autorizada. Mas o sino também é parte de uma tradição da comunidade", defende o padre. "É aquela velha história. Eles 'peneiram as moscas e deixam passar os camelos'", acrescentou Vieira.
Para o governo municipal, porém, a Lei 11.804 é clara ao definir, desde junho de 1995, que o badalar de sinos de igrejas não pode ocorrer por mais de 60 segundos a cada hora.
Nas três fiscalizações feitas no dia 30 de novembro na frente da igreja, pelas agentes do Psiu, o badalar dos sinos chegou a 76 segundos, às 9h50. Elas também fizeram duas outras medições que não resultaram em multa, no mesmo dia: 60 segundos de badaladas, às 9h45, e 33 segundos, às 10h02.

Sem música

"Eu nem toco o sino para a missa das 8 horas justamente para não incomodar os vizinhos. Só tocamos para a missa das 10 horas", justifica o padre. Após a primeira fiscalização do Psiu, a igreja também parou de reproduzir uma gravação da Ave-Maria de Gounod nos alto-falantes da paróquia. A música era tocada todos os dias, às 18 horas. "Quem fez a denúncia só pode ser um neurótico que não consegue dormir à noite", emendou o padre.
O sacristão responsável por tocar os sinos também lamenta a multa. "É uma coisa bonita (o badalar dos sinos), as pessoas gostam tanto. Nunca conheci alguém que não gostasse do barulho." A Arquidiocese de São Paulo recorreu da multa, sob o argumento de que não houve orientação sobre a lei que impede o badalar por mais de 60 segundos. Os fiéis citam, por exemplo, os toques na Catedral da Sé e no Mosteiro de São Bento.
Fiel e frequentadora da igreja, Maria Angelo Faria, 68, está indignada. "Esse sino só emociona as pessoas, conheço gente que até chora quando ouve de manhã", afirma a fiel. "Nós vamos descobrir quem foi esse imbecil que quer acabar com nossa igreja", emendou Alberto de Oliveira, 44.
"Presto minha solidariedade aos paroquianos de S. João Maria Vianney que certamente muito sofrem com essa multa que consideramos vultuosa e exagerada. O Reverendíssimo Pároco, Pe. Raimundo Rosimar, está tomando as providências necessárias para que esse costume antigo e religioso seja adequado à legislação e respeite a boa convivência dos cidadãos e dos moradores da região", disse, em comunicado, o bispo responsável pela área onde está a paróquia, D. Julio Akamine.

Ministério Público

O Psiu informou que a fiscalização na Paróquia São João Maria Vianney foi feita por determinação do Ministério Público Estadual (MPE). "O Psiu realizou vistoria no local em 30 de novembro e constatou que o ruído emitido estava acima do permitido pela Lei de Zoneamento", informou a assessoria de imprensa do órgão.
Em agosto, o órgão já havia recebido queixa contra o local. Na época, durante a vistoria, não foi constatado excesso de ruído. Porém, os agentes do Psiu informaram um funcionário da paróquia sobre a queixa existente e orientaram para adequações", acrescentou a nota do Psiu sobre a multa.
Apesar de as reclamações sobre barulhos de templos religiosos serem comuns no Psiu e representarem quase 11% das queixas que chegam ao órgão, as multas são aplicadas somente quando o denunciante vai ao local no dia da fiscalização e serve como testemunha no processo da multa. Foi o que aconteceu no dia 30 de novembro, quando dois técnicos do órgão foram medir os ruídos do sino da paróquia da Vila Romana acompanhados do denunciante.
O Ministério Público já havia sido procurado pelo mesmo denunciante que acompanhou as equipes do Psiu. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".