Contato

Contato

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

DOM FERNANDO ARÊAS RIFAN: 17 ANOS DE ORDENAÇÃO EPISCOPAL

Ordenado Bispo em 18 de agosto de 2002

“Há 17 anos, recebi a Ordenação Episcopal das mãos do Cardeal Castrillón, prefeito da Congregação para o Clero, de Dom Licínio Rangel e de Dom Alano Maria Penna, co-consagrantes, com a ilustre presença de Dom Eugênio Sales, Dom Carlos Alberto Navarro e Dom Manoel Pestana. Graças a Deus e a Maria Assunta ao Céu! Rezem por mim!" (D.Fernando Arêas Rifan)


(São João Paulo II e Dom Fernando Arêas Rifan em Roma)

Dom Fernando Arêas Rifan (São Fidélis, 25 de outubro de 1950) é Bispo Católico Apostólico Romano, atual ordinário da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney, Bispo Titular de Cedamusa e antes sacerdote tradicionalista aliado à Fraternidade Sacerdotal São Pio X.



Foi ordenado sacerdote em 8 de dezembro de 1974, e juntou-se à União Sacerdotal São João Maria Vianney, fundada por D. António de Castro Mayer quando da saída da diocese em 28 de Agosto de 1981. 


Em 1991, Dom Antônio de Castro Mayer morre e sucede-lhe Dom Licínio Rangel à frente da União Sacerdotal São João Maria Vianney, que foi ordenado bispo por 3 dos 4 bispos consagrados a 30 de Junho de 1988 pelo Arcebispo Marcel Lefebvre.

Quando da peregrinação conjunta da União Sacerdotal São João Maria Vianney e da Fraternidade Sacerdotal São Pio X, em 2000, por ocasião do Jubileu, a Roma, iniciaram-se contctos com a Santa Sé para a resolução do problema.

A 18 de Janeiro de 2002 foi criada a Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney. D. Licínio Rangel, devido a problemas de saúde, pede ao Papa João Paulo II que nomeie um bispo auxiliar, que lhe sucederia como Administrador Apostólico. O padre Fernando Arêas Rifan, que era Vigário-Geral da Administração Apostólica recém criada, é nomeado Bispo titular de Cedamusa e coadjutor do Administrador Apostólico Licínio Rangel.

A ordenação episcopal foi a 18 de Agosto de 2002, com o Cardeal Castrillón Hoyos como consagrante principal, assistido por D. Licínio e pelo Arcebispo Alano Maria Pena, de Niterói.

D. Licínio Rangel morreu a 16 de Dezembro de 2002 e D. Fernando sucedeu-lhe automaticamente como Administrador Apostólico.

O livro Salve Roma! A Igreja que Deus fundou, possui prefácio de Dom Fernando Arêas Rifan.

(Fonte: Wikipédia / Fotos: Compartilhadas da rede social de Dom Fernando Arêas Rifan)



<<< DIVULGAÇÃO >>>


Nenhum comentário:

Postar um comentário