Durante a semana foram vários os comentários nas Redes Sociais sobre o problema de se atravessar (em segurança) as ruas e avenidas do município.
Todavia, vários colegas: pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas apresentaram suas opiniões (na rede) quanto ao problema.
Vejam os principais problemas:
* Pedestres que não respeitam as sinalizações e atravessam fora das faixas;
* Ciclistas que não fazem a parada obrigatória para o pedestre;
* Motoristas que não tem paciência para esperar uns poucos segundos para o pedestre atravessar pois o tempo do semáforo aberto é muito curto;
* Motociclistas que colocam à vida dos pedestres e a própria em risco, fazendo ultrapassagens perigosas, principalmente, quando algum veículo faz a parada em sinal de cortesia, visando a travessia do pedestre nos locais sinalizados (com faixas), etc.;
Haja vista que, todos apresentaram suas argumentações e, em parte, com razão.
Mas, acredito que se as "faixas normais de travessia" (apenas com as faixas brancas) não estão apresentando os devidos resultados, principalmente, por parte da maioria dos pedestres que NÃO TEM RESPEITADO ESSE IMPORTANTE ITEM DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO, seria muito interessante dar um "DESTAQUE" melhor na pintura, principalmente, para que o próprio PEDESTRE NÃO DIGA QUE NÃO VIU A FAIXA.
Na imagem (acima), podemos vislumbrar um modelo bem característico desse item de segurança no trânsito, capaz de chamar a atenção tanto dos PEDESTRES quanto dos CONDUTORES.
É certo que haverá um pouco mais de gastos com material, mas estamos lidando com VIDAS HUMANAS e, para assegurá-las, NÃO EXISTE DINHEIRO NO MUNDO que pague por isso.
Lembrem-se: Isso é PREVENÇÃO!
Deixo aqui essa SIMPLES SUGESTÃO ao DEMUT de nossa CIDADE, visando a possibilidade de se implantar ESSE MODELO DE FAIXA DE TRAVESSIA DE PEDESTRES, daqui por diante, em Bom Jesus do Itabapoana-RJ.
OBS: Para que não fique nenhuma dúvida se pode ou não pintar uma faixa com essas características, já realizei uma pesquisa e de acordo com o MANUAL BRASILEIRO DE SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO, Volume IV, Sinalização Horizontal, Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN/DENATRAN/MINISTÉRIO DAS CIDADES, 2007), no item 6.4 diz que “a Faixa de Travessia de Pedestres (FTP), pode ser do tipo ZEBRADA ou PARALELA, nesse caso (da foto), foi implantada a do tipo ZEBRADA.
A locação da FTP* deve RESPEITAR, SEMPRE QUE POSSÍVEL, O CAMINHAMENTO NATURAL DOS PEDESTRES, SEMPRE EM LOCAIS QUE OFEREÇAM MAIOR SEGURANÇA PARA A TRAVESSIA.
Em interseções, deve ser demarcada no mínimo a 1,00 M do alinhamento da pista transversal, não fazendo menção à COR DE FUNDO, nesse caso, VERMELHO.
* FTP - Faixa de Travessia de Pedestres
* Foto: Google Imagens
Nenhum comentário:
Postar um comentário