Salão de beleza delivery:
· Serviço percorre o Distrito Federal
para atender deficientes físicos;
·
Com investimento baixo, empreendedor
triplicou faturamento;
·
Clientes aprovam comodidade e evitam
inconvenientes;
·
Consultora diz que negócio requer
investimento em marketing;
Após
ouvir de um cliente cadeirante que era a sexta vez que tentava entrar em um
salão de beleza, mas não conseguia –por causa da falta de acessibilidade–, o
empresário José Valente, 44, decidiu criar um serviço itinerante para deficientes
físicos, o Acessibilidade Cabeleireiro Delivery.
A van adaptada percorre todo o Distrito Federal e
conta com equipamentos profissionais que podem ser encontrados em um
estabelecimento comum, desde o lavatório até os acessórios. Essa
infraestrutura, segundo ele, é o que diferencia seu negócio do serviço prestado
por cabeleireiros que atendem nas casas informalmente. Corte, pintura e
hidratação são alguns dos serviços oferecidos.
O investimento total foi de R$ 60 mil. Segundo José Valente, o
faturamento triplicou em relação ao período em que trabalhava em um salão de
beleza. “Atendo cerca de 30 clientes por mês, o que dá R$ 4.500. Não há
concorrência, pois sou o único do DF que vai de van até a casa das pessoas para
prestar o serviço”, diz. No salão, ele faturava R$ 1.500. A van funciona há
apenas nove meses.
Cadeiras adaptadas, tesouras, secadores, produtos químicos e até
um lavatório são levados na van. A água vem de um galão, que também é
transportado. “Levamos também um aspirador para limpar os cabelos cortados que
ficam no chão. Nossa missão é levar praticidade e conforto para os clientes”,
afirma.
Serviço evita situações constrangedoras, diz cliente
“Quando tenho que ir sozinho, preciso da boa vontade
das pessoas. A maior dificuldade é ter que sair da cadeira de rodas para sentar
na do salão. É bem complicado, as pessoas não se preocupam com acessibilidade”,
diz o jovem.
Empreendedores delivery devem investir mais em marketing
De acordo com o Sebrae (Serviço de Apoio à Micro e Pequena
Empresa), levar os serviços de beleza aos consumidores tem se mostrado um novo
nicho de mercado. Pessoas com necessidades especiais, executivas, mães com
crianças pequenas e idosos são clientes potenciais desses serviços e se mostram
interessados na comodidade.
A
coordenadora nacional do Sebrae Andrezza Torres, no entanto, ressalta que os
empreendedores delivery devem se preocupar mais com a divulgação do serviço,
pois, de maneira geral, não há um ponto de atendimento (loja) que facilita a
atração de clientes espontâneos, que passam em frente ao local.
Segundo
a consultora, também é necessário cumprir e esclarecer aos clientes todas as
normas de segurança seguidas. “Mesmo que o serviço seja realizado na casa ou
trabalho do cliente, é necessário que se tenha uma base de operação
onde os materiais serão esterilizados e higienizados.”
Por Jéssica
Nascimento
Deficiente Ciente –
O Blog da Inclusão e Cidadania
http://www.deficienteciente.com.br/2015/05/cabeleireiro-cria-salao-movel-em-van-para-atender-pessoas-com-deficiencia.html
Parabéns pela iniciativa e bom trabalho!!!
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