Contato

Contato

segunda-feira, 28 de março de 2016

1º PEDAL DA AMIZADE com os PEDALEIROS BOM JESUS RJ/ES.


Junte-se a nós!

Dia 30/03
19:30h

Saída da Praça 
(Bom Jesus do Norte-ES)

Venha pedalar conosco!

Convide os seus amigos!

Percurso dentro da cidade.

Quem puder e quiser colaborar, leve 1 Kg de alimento não perecível!


(Ciclista Bom Jesus RJ/ES)



>>> DIVULGAÇÃO <<<



domingo, 27 de março de 2016

CADELINHA YORKSHIRE ESTÁ DESAPARECIDA!




Informações que possam ajudar na localização, por favor...
Entre em contato
(22) 3831-5642

ou pelo link abaixo





>>> DIVULGAÇÃO <<<



27 de março: DOMINGO DE PÁSCOA!




Domingo de Páscoa



Bênção



"Urbi et Orbi"


"Louvado seja o Senhor porque ele é bom: Sua misericórdia dura para sempre"(Sl 135,1).


"Queridos irmãos e irmãs, Estar feliz!


Jesus Cristo, a encarnação da misericórdia de Deus, para amar morreu na cruz e Ressuscitou por amor. Para isso, proclamamos hoje: Jesus é o Senhor!


Ressurreição cumpriu completamente a profecia do Salmo: a misericórdia de Deus é Eterno, o Seu amor é para sempre, nunca morre. Podemos confiar completamente Nele, e dar graças porque para nós é desilusão no fundo do abismo.


Confrontado com o abismo espiritual e moral da humanidade, de frente para o vazio que se abrem os corações e fazendo com que o ódio e a morte, a apenas uma infinita misericórdia pode nos dar a salvação. Só Deus pode preencher com o Seu amor essas lacunas, estes abismos, e permitir-nos para não afundar, mas para continuar a caminhar juntos."

(Papa Francisco)







>>> DIVULGAÇÃO <<<



sábado, 26 de março de 2016

CEMITÉRIO DE BOM JESUS (RJ): DESCASO DO PODER PÚBLICO ATINGE ATÉ OS MORTOS.



É impressionante a atual situação em que se encontra o nosso ÚNICO CEMITÉRIO. E, Hoje, ao participar do velório e enterro de um familiar, observei com muita tristeza cenas lamentáveis de como o nosso ÚNICO campo santo está aparentemente ABANDONADO!

Apesar de ser um momento de grande ANGÚSTIA, DOR e SOFRIMENTO para as famílias, ainda temos que nos deparar, por vezes, com o GRAVE PROBLEMA da FALTA DE VAGAS para enterrar os nossos entes queridos e, além disso, somos obrigados também a presenciar IMAGENS IMPRESSIONANTES DO DESCASO como as que estão registradas na matéria.

Todavia, prezados leitores, PASMEM!

NÃO É EXAGERO!

SÃO CENAS REAIS!

Em tempo, ressalto que é DEVER do município de Bom Jesus do Itabapoana-RJ, ZELAR pela MANUTENÇÃO, CONSERVAÇÃO e PRESERVAÇÃO do CEMITÉRIO LOCAL, conforme previsto na:

LEI ORGÂNICA

DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO ITABAPOANA

(de 05 de abril de 1990)



TÍTULO III
Da Competência Municipal


Art. 15 - É Competência do Município, em comum, no que couber, com a União e o Estado:


VI - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, entre outros, os seguintes serviços: 

d) cemitérios e serviços funerários.

OBSERVEM AS IMAGENS
e tirem suas próprias conclusões:


























Fique por dentro...

Lei sobre cemitérios é a mesma para todo o País.

[...] O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) aprovou a lei que padroniza os procedimentos de licenciamento ambiental de cemitérios de todo o Brasil. A criação de uma única legislação para todo território nacional partiu de um pedido do Ministério Público Estadual do Paraná, em maio de 2012. Desde então órgãos ambientais e ONGs vem discutindo o assunto, até chegarem na lei aprovada. Os cemitérios já existentes terão 180 dias contados a partir da publicação no Diário Oficial da União para procurarem os órgãos licenciadores para estabelecerem prazos para se adequarem.

Os cemitérios horizontais precisam fazer com que o fundo das sepulturas tenham uma distância mínima de 1,5 m do aquífero. Outra determinação é que exista um recuo de 5 m entre os muros do cemitério e o início da colocação dos jazigos. "A lei unificada era necessária. Mas alguns cuidados deveriam ter sido tomados para não torná-la impraticável. Um exemplo é o recuo de 5m para o cemitérios já existentes", afirmou Matzenbacher, destacando que os cemitérios particulares estão prontos para cumprir a lei, mas ele se preocupa com os cemitérios públicos.

A nova determinação do Conama recomenda que as urnas sejam feitas de material biodegradável e sem a presença de metais pesados, tintas e vernizes. Todavia é apenas um recomendação, não uma exigência.

A nova lei é válida para cemitérios tradicionais, parques, verticais e até em cemitérios de animais.

Lawrence Manoel  /  Publicado 08/04/2003 - 01h00 / Atualizado 19/01/2013 - 20h38








sexta-feira, 25 de março de 2016

SEXTA-FEIRA SANTA: PAIXÃO DO SENHOR.


Significado da Sexta-Feira Santa



A Sexta-feira Santa, ou Sexta-feira da Paixão, é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, Paixão, Crucificação, Morte e Sepultamento de Nosso Senhor Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos. 

Segundo a tradição cristã, a Ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da Morte de Cristo.

A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

Na Igreja Católica, este dia pertence ao Tríduo Pascal, o mais importante período do ano litúrgico. A Igreja celebra e contempla a Paixão e Morte de Cristo, pelo que é o único dia em que não se celebra, em absoluto, a Eucaristia.

Por ser um dia em que se contempla de modo especial Cristo Crucificado, as regras litúrgicas prescrevem que neste dia e no seguinte (Sábado Santo) se Venere o Crucifixo com o gesto da genuflexão, ou seja, de joelhos.

No entanto, mesmo sem a celebração da Santa Missa, tem lugar, no rito romano, uma celebração litúrgica própria deste dia. Tal celebração tem alguma semelhança com a celebração da Eucaristia, na sua estrutura, mas difere essencialmente desta pelo fato de não ter Oração eucarística, a mais importante parte da Missa Católica.

A celebração da Morte do Senhor consiste, resumidamente, na Adoração de Cristo Crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela Comunhão Eucarística dos participantes. Presidida por um presbítero ou bispo, paramentado como para a Missa, de cor vermelha, a celebração segue esta estrutura:

Entrada em silêncio do presidente e dos ministros, que se prostram em adoração diante do altar oração colecta;

Liturgia da Palavra: leitura do livro de Isaías (quarto cântico do servo de Javé, Is 52,13-53,12), salmo 31 (30), leitura da Epístola aos Hebreus (Hebr 4, 14-16; 5, 7-9), aclamação ao Evangelho e leitura do Evangelho da Paixão segundo João (Jo 18,1-19,42, geralmente em forma dialogada);

Homilia e silêncio de reflexão;

Oração Universal, mais longa e solene do que a da missa, seguindo o esquema intenção – silêncio – oração do presidente;

Adoração da Cruz: a cruz é apresentada aos fiéis e adorada ao som de cânticos;

Pai Nosso;

Comunhão dos fiéis presentes. Toma-se pão consagrado no dia anterior, Quinta-Feira Santa.
Oração depois da comunhão;

Oração sobre o povo. 


A veneração da cruz, símbolo da salvação, pretende dar expressão concreta à Adoração de Cristo Crucificado.

A Comunhão Eucarística é, para a Igreja, a forma mais perfeita de união com o Mistério Pascal de Cristo, e por isso é um ponto culminante na união dos fiéis com Cristo Crucificado. O fato de se comungar do pão consagrado no dia anterior vem exprimir e reforçar a unidade de todo o Tríduo Pascal.

Além da celebração da Paixão do Senhor, rezam-se as diversas horas litúrgicas da Liturgia das Horas.

A Igreja exorta os fiéis a que neste dia observem alguns sinais de penitência, em respeito e veneração pela morte de Cristo. Assim, convida-os à prática do jejum e da abstinência da carne.

Exercícios piedosos, como a Via Sacra e o Rosário, são também recomendados como forma de assinalar este dia especialmente importante para a fé cristã.





>>> DIVULGAÇÃO <<<



CADÊ A QUADRA DE ESPORTES QUE EXISTIA ALI?


EM RUÍNAS...
Assim encontra-se a quadra de esportes da
 E.M. João Catharina.


O esporte é um fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como prática por adolescentes e jovens.


“O esporte é uma atividade abrangente, visto que engloba diversas áreas importantes para a humanidade, como saúde, educação, turismo, entre outros” (TUBINO, 1999).


Inadmissível!

O esporte é um fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como prática por adolescentes e jovens.


“Os benefícios do esporte tem ultrapassado o limite do bem estar físico e tornar-se visível também a nível educacional e formativo para crianças, adolescentes e jovens, conforme evidências da literatura atual” (BASSANI; TORRI; VAZ2003, p. 90).


Pelo menos, é assim que o Poder Público Municipal deveria enxergar a questão em que se encontra a quadra poliesportiva da E.M. João Catharina no Distrito de Pirapetinga.

Nas imagens, podemos observar que o educandário (recentemente) passou por uma NOVA PINTURA apenas na FACHADA PRINCIPAL.

Pelo visto, a quadra ali existente NÃO SERÁ REFORMADA, conforme relatos de alguns moradores.

Não podemos esquecer...
“O esporte é uma forma de sociabilização e de transmissão de valores. Portanto, observa-se que o esporte possui amplas repercussões, sendo um fenômeno que possui uma linguagem universal” ALMEIDA e GUTIERREZ (2009).

Políticas Públicas!

O esporte é um fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como prática por adolescentes e jovens.


Práticas Esportivas!

O esporte é um fenômeno que se manifesta de diversas maneiras, sendo procurado como prática por adolescentes e jovens.

Recreação!


Interação!


Socialização!


Valores!
 

Amizade!


Deveres!


Direitos!


Cidadania!


Patriotismo!


Esperança!


Saúde!


Ética!



Sim!
E muito mais...

“É importante destacar também o papel social que o esporte desempenha no desenvolvimento integral dos sujeitos. Corrobora com esta ideia Martins et al (2005) enfatizando que a prática do esporte envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas"


Mas, num local como esse, totalmente em ruínas, isso seria possível?




REDUTORES DE VELOCIDADE e LOMBADAS: Moradora do Distrito de Pirapetinga cobra providências do Poder Público.

Assista ao Vídeo


Dona Maria da Penha
Moradora do Distrito cobra providências do Poder Público


SEGURANÇA NO TRÂNSITO

Distrito de Pirapetinga: moradores querem lombadas em via pública