Valor é 34,9% de toda a verba reduzida pelo Planalto no ano passado.
“Veja'' perde 78% dos recursos de propaganda do governo federal. Jornais impressos tiveram R$ 55,8 milhões a menos do que em 2014. Já
os maiores portais na web faturaram 12,2% a mais em 2015.
A Rede Globo e as 5 emissoras de TV aberta de propriedade
do Grupo Globo (em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Recife) receberam um total de R$ 396,5 milhões em
publicidade estatal federal em 2015. O valor representa uma queda de R$ 206,3
milhões (34%) em comparação a 2014, quando essas emissoras haviam recebido R$
602,8 milhões.
No total, o governo de Dilma Rousseff cortou R$ 591,5 milhões de propaganda federal em 2015, conforme o Blog noticiou em 6.mai.2016. Ou seja, os R$
206,3 milhões a menos na publicidade da Globo e de suas emissoras próprias
representaram 34,9% do corte total dessa despesa do governo federal.
Mesmo com a supressão,
a rede fundada por Roberto Marinho é a que mais recebe verbas no meio
televisivo ou em qualquer outro. Sua participação nos recursos do governo
federal, no entanto, vem caindo nos últimos anos. No 1º ano do governo
Lula, por exemplo, a fatia da TV Globo correspondia a 59% do total gasto
com TVs abertas. Em 2015, a participação diminuiu para 32%.
Os dados da publicidade estatal classificados por emissora
em 2015 e 2016 são inéditos e foram obtidos pelo UOL via
Lei de Acesso à Informação. Os valores até 2014 estão corrigidos pelo
IGP-M, o índice usado no mercado publicitário e também pelo governo quando se
trata de informações dessa área. Os números de 2015 e de 2016 (até abril) são
correntes (sem atualização monetária) [...]
Fernando Rodrigues
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