Contato

Contato

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O RIO ITABAPOANA ESTÁ MORRENDO?


“O ITABAPOANA AGONIZA, UM DOS ‘BRAÇOS’ DO RIO NA USINA SANTA ISABEL JÁ SECOU”



As cenas impressionantes, registradas pelas lentes do bonjesuense Alex Cezareth revelam A GRAVE CRISE HÍDRICA que vem assolando o país e também a nossa região.

Nunca imaginamos presenciar tão lamentável fato, ainda mais em se tratando de nosso importante manancial. Será que o Rio Itabapoana irá desaparecer?

Rogamos ao bondoso Deus que NÃO permita que isso venha ocorrer!






A importância da Água

A água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e destruindo as nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário [...] (brasildasaguas.com.br)


O topônimo "Itabapoana" deriva do termo tupi y-kûabapûana, que significa "correnteza de água (no rio ou no mar)".


SAIBA MAIS

As cabeceiras do rio Itabapoana localizam-se na serra do Caparaó. É formado pelo encontro do rio Preto com o rio São João, na divisa dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A partir daí, se estende por aproximadamente 250 km, servindo de limite entre o Espírito Santo e o Rio de Janeiro até desaguar no oceano Atlântico, próximo à cidade de São Francisco de Itabapoana-RJ.

Apresenta vazão média de 49,3 m³/s e tem, como alguns de seus afluentes, os rios Calçado, Barra Alegre e Muqui do Sul[2]. Sua bacia está inserida na região hidrográfica do Atlântico Sudeste. O rio Itabapoana apresenta 5 hidrelétricas e inúmeras cachoeiras e planícies em seu percurso.  (Fonte: Wikipédia)

IMAGENS: Compartilhadas do Perfil da rede social de Alex Cezareth.



>>> DIVULGAÇÃO <<<


Nenhum comentário:

Postar um comentário