Contato

Contato

sábado, 30 de maio de 2020

FALECIMENTO: Aos 105 anos de idade, morre heroína da 2ª Guerra Mundial em MG

O Comando Militar do Leste lamenta informar o falecimento da Tenente Carlota Melo, heroína da Força Expedicionária Brasileira - FEB. 

Tenente Carlota Mello
Foto: 4ª Região Militar do Exército Brasileiro/Divulgação


Belo Horizonte (MG) - O Comando Militar do Leste lamenta informar o falecimento da Tenente Carlota Mello, heroína da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A militar faleceu aos 105 anos por falência múltipla dos órgãos na tarde de 28 de maio, no Hospital Paulo de Tarso, em Belo Horizonte.

História

Nascida em 12 de outubro de 1914, a mineira de Salinas formou-se pela Escola da Cruz Vermelha e se inscreveu no curso de Enfermagem de Emergência do Exército. Após a conclusão do curso, foi convocada para atuar na Segunda Guerra Mundial pela FEB.

Mesmo com o fim da Segunda Guerra, em maio de 1945, a Tenente Carlota permaneceu na missão por mais dois meses até retornar ao Brasil, já que os hospitais continuavam a receber feridos.

Tenente Carlota Mello
Foto: 4ª Região Militar do Exército Brasileiro/Divulgação

A Tenente Carlota Mello foi condecorada com diversas medalhas ao longo de sua carreira militar, resultado de uma trajetória marcada por dedicação e bravura. A mais recente homenagem foi realizada em 2019, no Colégio Militar de Brasília. Ela foi agraciada com a medalha ‘Ordem do Mérito Tenente Enfermeira Virgínia Leite’ em sua mais alta e importante designação, o Grão Colar.

Tenente Carlota Mello
Foto: 4ª Região Militar do Exército Brasileiro/Divulgação

Com seu falecimento, a heroína Carlota Mello passa a integrar o rol de grandes nomes a serem eternamente lembrado e reverenciados por todos os brasileiros.

Tenente Carlota Mello
Foto: 4ª Região Militar do Exército Brasileiro/Divulgação









<<< DIVULGAÇÃO >>>


terça-feira, 26 de maio de 2020

LIVE - TUTELAS DE URGÊNCIA NA PANDEMIA

26 de maio às 20 horas


Hoje, o tema a ser discutido será: TUTELAS DE URGÊNCIA NA PANDEMIA.

Para falar a respeito, a Coordenadora da Comissão de Celeridade Processual e Doutoranda em Direito, Nivea Locatelli Braga estará promovendo mais uma LIVE, hoje, às 20 horas pelo seu canal no Instagram: @niveani e o seu convidado especial será o Juiz de Direito Rodrigo Rocha de Jesus, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.


Para assistir, basta clicar no link abaixo

(às 20 horas)





<<< DIVULGAÇÃO >>>


segunda-feira, 25 de maio de 2020

O TRADICIONAL COLÉGIO RIO BRANCO COMEMORA 100 ANOS

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda (Paulo Freire).


Fundado em 25 de maio de 1920, o Colégio Rio Branco realizou sua comemoração de 90 anos, em 2010, tendo à frente o diretor Luciano Augusto Bastos, ao qual dedicou sua vida, até o seu passamento no início em 2011. Neste mesmo ano, sob a  direcão das filhas Cláudia e  Paula, com o apoio dos outros irmãos, Francia e Gino, foi inaugurado o Espaço Cultural Luciano Bastos (ECLB), preservando o prédio, com recursos próprios, todo o acervo do educandário, e promovendo  a cultura em suas várias dimensões.

Há, portanto, 100 anos foi fundada esta autêntica Casa do Saber, com muitos motivos para se comemorar.

A HISTÓRIA DO COLÉGIO RIO BRANCO

Colégio Rio Branco Festeja 60 anos de fundação o tradicional educandário bonjesuense — Idealismo e grandeza Programações durante o ano.

O querido e tradicional Colégio Rio Branco, glória e orgulho de nossa torra, completa este ano cem anos de fundação. Foi em 1920, o inicio da jornada maravilhosa. A história do Rio Branco se confunde por vozes com a própria história da nossa cidade eis que sempre esteve presente aos grandes acontecimentos bonjesuenses. Em suas salas passaram gerações o gerações de honjesuenses e, como no passado, ai está hoje o Colégio e,agora Espaço Cultural Luciano Bastos, fomentando com muito idealismo a cultura na região. 

FUNDADO EM 1920

Foi em 25 do maio de 1920 que o Profº José Costa Junior, fundou o Rio Branco. Bom Jesus era na época distrito do município de Itaperuna. Havia terminada a 1ª Grande Guerra Mundial recentemente e a vila era próspera. José Costa Jr. era novato na localidade mas teve o lampejo de orlar uma escolinha primária que nasceu tímida e pequenina na hoje Rua Aristides Figueiredo, onde existiu mais tarde o Instituto Euclides da Cunha e que hoje é residência do Prof. Orlando Azeredo. Pouco depois chegava o Prof º Mário Bittencourt, cunhado do Profº  José Costa Jr. que ao mesmo se aliou, organizando a firma Costa & Bittencourt. O nome Rio Branco foi uma homenagem ao Barão do mesmo nome que era na época a figura mais popular do Brasil.

Foram sendo organizada bancas examinadoras que estiveram assim formadas: Professores Mário Bittencout, Acacio Azevedo, José Vieira Serodio, D. Nair Oliveira Borges, Da Amelia Ferolla e Da. Isaura Mendes, que constataram excelentes resultados dos alunos em todas as matérias do curso primário e do complementar.  Nesse ano de 1924, pela primeira vez prestaram exames preparatórios no Rio de Janeiro então Capital da República no famoso Colégio Pedro II, os alunos riobranquenses: João Poubel da Silveira, José Gomes do Carmo, Leonel Silva Pinto, Milton Baptista de Oliveira, Pedro Teixeira de Resende, Teophilo Chaves Tiradentes e Walter Castro Figueiredo. Todos os alunos foram aprovados, demonstrando a excelente formação do educandário bonjesuense. 

Continua a crescer

O colégio se desenvolvia e havia grande entusiasmo. Em 1925, já possui Internato e Externato e um semi-internato. Havia um uniforme de gala, todo branco, em estilo militar. O Colégio funciona em um prédio com seis amplas Janelas e à entrada ao alto havia uma artística tabuleta com o nome do Colégio e abaixo os dizeres (Internato e Externato). 

Os exames parciais de 1925

Em 1925, pregava-se a emancipação política do município. E nesse ano o fato importante foi a inauguração do Hospital São Vicente de Paula, ocorrido no dia 06 de janeiro, com a presença do Monsenhor Henrique Mourão. Padre Mello era o guia espiritual e atuava pela imprensa e tinha incontestável liderança comunitária. Octacílio de Aquino brilhava na imprensa e nos saraus e seus versos eram apreciadíssimos. “Havia na cidade o Grupo Teatral «Pedro Gonçalves da Silva», a Lyra Futurista e dois cinemas disputavam a preferência: Cinema Iris e Cine Theatro Bom Jesus». Olympico e Ordem e Progresso já “brigavam”. Nesse ambiente de animação e entusiasmo o Colégio Rio Branco já tinha papel importante na formação dos jovens bonjesuenses, preparando-os futuros líderes. No dia 15 de junho de 1925, foram realizados os Exames Parciais, envolvendo as matérias Caligrafia, Ditado, Aritmética, Leitura, Gramática. Prestaram esses exames os seguintes alunos: 1ª Série: Francisco Brambila, 2ª Série: Amelio Medina, Josslivo do Carmo, Elson Faria, Hilda. Liderando a educação foi criada a Companhia Militar do Colégio Rio Branco sendo uma vitoria das mais expressivas no Interesse da nossa juventude. Nessa época, em 1925 o comando da Cia. Militar estava entregue ao sargento do Exército Alceu Soares, O jornal “A Cidade” que aqui circulou em 1925 e que tinha como Diretor, José Ferreira Rabelo e Pedro Flores ,na edição de 14 de Maio, assim registrava:  “A gloriosa data 3 de Maio foi condignamente comemorada pela Cia Militar do Colégio Rio Branco, desta localidade. Os alunos em ordem militar, corretamente uniformizados de branco, partiram da sede do colégio às 10 horas percorrendo as principais ruas de Bom Jesus sob o comando do hábil sargento do exército Alceu Soares. Este passeio militar que provou mais uma vez a acertada orientação dos que dirigem esse estabelecimento de ensino deixou no coração dos bonjesuenses uma duradoura e agradável impressão causando em todos grande entusiasmo.

Banca Examinadora de 1926 – Presidida pelo Cel. Christiano Dias Lopes

Já fixamos a fase inicial do Colégio, publicando inclusive uma relação de alunos que prestaram exames em 1925. No ano seguinte, conforme ata existente nos arquivos, foram efetuados os exames finais do dia 1º a 174 de dezembro de 1926, com as seguintes Bancas Examinadoras: PORTUGUÊS, Presidente Cel. Christiano Dias Lopes, Examinadores: Dr. José de Oliveira Cunha e José Mendes Ribeiro. GEOGRAFIA: Presidente Profª Amélia Ferolla, Examinadores: Maria da Gloria Mello e Prof. Alencar Teixeira da Silva; MORAL E CÍVICA: Presidente, Dr. Jary Henriques da Silva; examinadoras: Prof. Mário Bitencourt e José Mendes Ribeiro. Os citados professores revezaram-se nas  bancas de GEOMETRIA, de “CIENCIAS PHISICAS NATURAIS” ARITMETICA E HISTORIA.
A ata registra o número de 89 alunos, havendo faltado aos exames 14 alunos e havido duas reprovações.

Festa de Encerramento

Transcrevemos a seguir o final da Ata que registrou o encerramento dos exames.
Após a distribuição das notas, diplomas da datilografia e as cadernetas de reservistas, o Sr. Presidente Cel. Christiano Dias Lopes, deu a palavra ao prof. Dr. Jary Henriques da Silva, que falou como paraninfo da turma “dactylographos”, em seguida usou da palavra o reverendíssimo Padre Mello que falou sobre a origem das máquinas. O 1º Sargento José Joaquim Sabach, que agradeceu e despediu-se dos recém reservistas e o prof Mário Bitencourt que em ligeiras palavras agradeceu ao povo de Bom Jesus o bom acolhimento que tem recebido da parte de todos. Nada mais tendo a tratar foi encerrada sessão sob estrondosa salva de palmas do seleto auditório que assistia a esta prova final nesta localidade, aos 15 dias do mês de dezembro de 1926. 

A referida ata foi lavrada pelo Secretário Alencar Teixeira da Silva.

Fonte: Blog O Norte Fluminense




<<< DIVULGAÇÃO >>>



sexta-feira, 22 de maio de 2020

UVA e VERDE BOMJÊ-RJ: LOJA DE PRESENTES VIRTUAIS

Um conceito prático para presentear quem você ama.



LOJA DE PRESENTES VIRTUAL

Para você que é apaixonado 
por presentes criativos e decoração.

Aceitamos cartão de Crédito/Débito.

Whatsapp (22) 9 9788-3931


Nosso objetivo é trazer às melhores e mais criativas decorações para o seu lar, prezando sempre pela qualidade é segurança dos nossos produtos.



Conheça algumas opções:



Relógio e Despertador

Esse lindo relógio de mesa mistura retrô com modernidade, é lindo e totalmente fosco. Possui ainda despertador e vai dar muito charme a sua casa ou escritório.

Material: plástico / componentes eletrônicos

Tamanho aproximado: 13,5 x 10 x 4

Alimentação: 1 pilha AA (não inclusa).



"O vinho é o grande companheiro de muita gente. Nas horas de comemorações ou de consolo ele está presente para nos dar apoio."

Dimensões: Prateleira 32 cm x 13 cm x 10 cm

Espaço para garrafa 30 cm x 7,5 cm x 7,5 cm

Capacidade: 1 garrafa e 4 taças

Peso: 0.712 kg

Cores: MDF cru e preto.

Material: MDF

Conservação: Pano macio úmido com água e sabão neutro.

Fixação: Através de 2 parafusos e buchas.

* Garrafa e taças ilustrativas, não acompanham o produto.
* Parafusos e buchas para fixação não acompanham o produto.
* Produto segue desmontado, e com manual de montagem.



Porta Livros Era uma Vez - Fim - Preto.


Olha só que lindo Porta Livros! Vamos da uma nova aparência na sua biblioteca.
Dimensões: 330 mm x 165 mm x 115 mm
Peso: 0,180 kg
Cores: Preto
Material: Plástico Acabamento Brilhante.
Instruções de lavagem: Pano úmido com água e sabão.


  

Mini Horta Lousa


Os melhores e mais criativos produtos de decoração, você encontra aqui.


Quem conhece aquela pessoa que é apaixonada por plantas.

Aqui você terá uma ótima oportunidade de presente criativo.

Dimensões: 24 cm x 10 cm x 13 cm

Potinho: 10,5 cm x 7,5 cm x 10,5 cm

Peso: 0,415 kg

Cores: Preto e marrom

Material: MDF

Instruções: Lavagem manual com água e sabão neutro.

* Acompanha 2 vasinhos.





Placas MDF Não Há Lugar

Para quem gosta de dá um toque de beleza e harmonia no ambiente.

Dimensões: 32 cm x 58 cm

Peso: 0,695 kg

Cores: Estampa em diversas cores

Materiais: MDF

Instruções de lavagem: Limpar com pano seco. Não utilizar produtos abrasivos.




Cofre de Parede Troco para Cerveja

Porque poupar faz bem.

Uma ótima oportunidade de deixa o ambiente divertido.

É quase impossível não lembra de alguém.

Dimensões: 18 cm x 26 cm x 4 cm

Peso: 0,480 kg


Material: Madeira e Plástico.

Material: MDF e plástico transparente.

Fixação: Pode usar sobre a mesa ou pendurado através de 2 parafusos.





Enfeite de mesa Torre Eiffel Paris


A Torre Eiffel é um marco e um monumento na frança. Agora você pode tê-la em sua mesa de trabalho.


Material: metal

Tamanho aproximado: 13 x 5,5 cm.





Linda almofada 

que vai deixar qualquer ambiente mais colorido e alegre. 

Especialmente feita para os gamers "sonystas"

Ótima opção de presente criativo e diferente.

Tamanho aproximado: 40 x 40 cm

Estampada frente / verso preto

Possui zíper (facilita a lavagem)

Material: poliéster / fibra de poliester siliconizada

Fabricante: Yaay!




Blocos de anotações 

Estão todo o tempo em cima de sua mesa de trabalho, que tal seu bloquinho ser lindo, estiloso e tornar seu ambiente de trabalho ou estudo mais colorido e alegre!

Mostre personalidade com este lindo bloquinho de anotações.


Cada um mede 9 x 9 cm e possui 60 folhas.





Seu café da manhã não precisa ser monótono, jogue o famoso jogo da velha tomando um belo café.

Acompanha 2 canetas de cores diferentes com apagador.

Feita em cerâmica, pode ser usada no microondas.

Capacidade: 325 ml.

Dê mais esse toque de personalidade em sua cozinha!






CAPACHO CRIATIVO

Olha que fofura esse lançamento de capacho ecológico, para quem ama gatinhos e cachorros.
Dica de uso: por ser um material reciclado macio, seu uso em ambientes internos, quarto, cozinha e banheiro também é uma ótima sugestão. 





Capacho Criativo.


Mostre bom gosto e personalidade logo na entrada de sua casa ou escritório com este lindo capacho/tapete decorativo, ecológico e multiuso, feito com material 100% reciclado.

Possui base anti derrapante, é resistente também em áreas externas e pode ser lavado na máquina de lavar.

Dica de uso: por ser um material reciclado macio, seu uso em ambientes internos, quarto, cozinha e banheiro também é uma ótima sugestão. 


Porta retrato

Perfeito para guardar os melhores momentos com quem você mais ama.

Tamanho aproximado: 17 x 15 x 1,5 cm

Capacidade: 1 foto 15 x 10




A caneca com a melhor e mais criativa mensagem de amor... a sua!!!

Dê mais esse toque de humor e personalidade em sua cozinha.

Caneca Sua mensagem de Amor.

Feita em cerâmica, pode ser usada no microondas.

Caneta com apagador.

Capacidade: 325ml




Esta almofada é pra quem AMA MUITO alguém!!!

Com muito amor e um toque de humor, ela vai deixar qualquer ambiente mais alegre.

Ótima opção de presente criativo e diferente, perfeito para amantes de café.

Tamanho aproximado: 40 x 40 cm

Estampada frente / verso preto

Possui zíper (facilita a lavagem)

Material: poliéster / fibra de poliester siliconizada

Fabricante: Yaay!











Siga a nossa página no Instagram






<<< DIVULGAÇÃO >>>