Contato

Contato

domingo, 7 de abril de 2024

HÁ 19 ANOS NA ETERNIDADE: Monsenhor Francisco Apoliano, o legado de um dos maiores humanistas de todos os tempos

No dia 08/04/2005, o saudoso Monsenhor Francisco Apoliano, encerrava a sua missão sacerdotal aqui na Terra, entrando na glória da vida eterna.




Quem foi o Monsenhor Francisco Apoliano?

Nascido no município de Massapê, distrito de Sobral no Ceará, no dia 20/09/2016, o jovem Padre Francisco Apoliano, foi nomeado vigário em Bom Jesus do Itabapoana/RJ no ano de 1956, por Dom Antônio de Castro Mayer, Bispo Diocesano (a época).

Exerceu o sacerdócio por 66 anos (de 1939 a 2005) ano de seu falecimento. Sua história, sua obra e o seu legado, foram tão importantes que no ano de 2015, o escritor Edino Apolinário Ferreira, lançou a obra: MONSENHOR FRANCISCO APOLIANO, UM BONJESUENSE DE SOBRAL, contando um pouco da história e trajetória desse grande sacerdote e humanista na região do Vale do Itabapoana.


O Autor da Obra: Edino Apolinário Ferreira


Acesse o Livro (em Pdf)





    PIEDADE E DEVOÇÃO I

O Monsenhor Francisco era um sacerdote extremamente piedoso e grande devoto da Virgem Maria. Exerceu sua missão sacerdotal com muita devoção e humildade por mais de 60 anos, dedicando a sua vida religiosa diretamente aos mais necessitados, aos pobres e também aos idosos.



    PIEDADE E DEVOÇÃO II

Ele também era um grande devoto dos Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, sendo um grande propagador das 9 primeiras sextas-feiras e dos 5 primeiros sábados.



PIEDADE E DEVOÇÃO III

O Rosário da Madrugada pelas vias públicas da cidade, também era outra grande devoção que o Monsenhor Francisco praticava e incentivava a participação dos paroquianos. 





GALERIA DE FOTOS ANTIGAS
(EM PRETO E BRANCO)

















GALERIA DE FOTOS ANTIGAS
(EM CORES)































AGRADECIMENTO ESPECIAL

O Blog do Luciano Egidio,  vem a público AGRADECER ao amigo e escritor Edino Apolinário Ferreira, pela colaboração especial nessa matéria e também, pela cessão das fotografias (de seu arquivo pessoal), que ilustram essa singela homenagem.



<<< DIVULGAÇÃO >>>