Contato

Contato

sábado, 28 de março de 2015

INEA INICIA DESASSOREAMENTO E LIMPEZA DO RIO JOÃO MENDES

Ação contribui para evitar enchentes na Região Oceânica de Niterói.

(imagem da internet*)
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) iniciou nesta semana o desassoreamento e limpeza do Rio João Mendes, na região oceânica de Niterói. 

A ação, importante para evitar enchentes, está sendo realizada dentro do Programa Limpa Rio. De acordo com o superintendente regional do Inea, Paulo Cunha, foram realizadas vistorias preliminares e acertado com a Prefeitura de Niterói a preparação do terreno para a entrada das máquinas.

– A preparação do terreno foi concluída essa semana, o que tornou possível iniciar o trabalho com as máquinas do Inea. Nas vistorias que realizamos foi possível constatar o estado de assoreamento do rio, o que vinha causando preocupação à comunidade – disse Paulo Cunha.
 
O trabalho de desassoreamento e limpeza será feito desde a Estrada Francisco da Cruz Nunes até a Lagoa de Itaipu, onde o rio desagua, e será acompanhado pela Superintendência Regional Baía de Guanabara do Inea. 

O Programa Limpa Rio atua em parceria com as prefeituras para a redução do risco de enchentes e a proliferação de vetores, evitando perdas materiais e de cunho social.

Vistoria
Denúncias de captação irregular e represamento do Rio Ubatiba, em Maricá, levaram a Superintendência Regional Baía de Guanabara a promover uma vistoria nesta quinta-feira ao longo do rio, na localidade do Silvado.
 
O superintendente Paulo Cunha, acompanhado da promotora Luciana Ribeiro Guimarães, do Ministério Público Estadual em Niterói, e de técnicos do Inea, Cedae e Prefeitura de Maricá, percorreu o rio e flagrou algumas irregularidades. Depois de identificados, os responsáveis pelas irregularidades serão multados.
 
O Rio Ubatiba é fundamental para o abastecimento de água do município e, por isso, existia a suspeita de que a captação irregular estivesse comprometendo a vazão para a estação de tratamento da Cedae. Não foram encontrados, porém, indícios de que essas irregularidades estejam reduzindo de forma significativa a vazão do rio.

Já que o assunto é desassoreamento...

E a matéria acima refere-se ao Rio João Mendes, na região oceânica da cidade de Niterói-RJ, destaco que em BOM JESUS DO ITABAPOANA-RJ, no Noroeste Fluminense, não é muito diferente, chegando a ser calamitosa a atual situação do Rio Itabapoana, que divide geograficamente os Estados do RJ x ES.

Vejas as imagens impressionantes (abaixo):









Fonte: Imprensa RJ / Ascom da Secretaria do Ambiente
http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2381020

*imagens do Rio Itabapoana:
Pelo Repórter Léo Carlos da Rádio Bom Jesus AM 1170 KHz

*imagem da internet, meramente ilustrativa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário