Contato

Contato

domingo, 29 de março de 2015

TROTE SOLIDÁRIO ATINGE 38% DA META DA AÇÃO EM UNIVERSIDADES

Campanha tem objetivo de coletar 450 bolsas de sangue nas universidades até dia 31/03, em homenagem ao aniversário do Rio de Janeiro.

(imagem da internet*)
A solidariedade dos universitários que participam do Trote Solidário do Hemorio já está fazendo diferença na campanha que busca incentivar o trote solidário em vez das tradicionais brincadeiras para recepção de novos universitários em instituições de ensino.

Desde segunda-feira (23/3), já foram coletadas 172 bolsas de sangue – o que representa 38,22% da meta de captação de 450 bolsas, em homenagem ao aniversário do Rio de Janeiro. A ação acontece até o dia 31/03 e vai passar por cinco instituições de ensino superior do Rio de Janeiro, Niterói e Baixada Fluminense.

Nesta quinta-feira (26/3), a coleta itinerante estará na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, campus de Direito, na Rua Moncorvo Filho, 8 – Centro, das 9 às 14 horas. Nos dias 30 e 31/3, será a vez dos universitários da Baixada Fluminense, com a chegada da coleta móvel à Unigranrio, em Duque de Caxias. A universidade, ao longo dos anos, tem sido a campeã no volume de doações em coletas móveis.

- Para cada bolsa coletada, até quatro vidas podem ser salvas. Com o total de doações até agora, mais de 650 pessoas serão beneficiadas, mas podemos coletar muito mais. Só depende da iniciativa dos jovens universitários, que sempre se mostram dispostos a ajudar e participar de ações sociais – explicou a chefe do Serviço de Atendimento ao Doador, Naura Faria.

A equipe do Hemorio já realizou coletas em três universidades: Unilasalle, em Niterói; Estácio, no Centro e no campus de Botafogo da Faculdades Integradas Hélio Alono (Facha). A adesão dos estudantes demonstra que o objetivo da campanha tem sido alcançado: destacar a importância de doar sangue e estimular a substituição dos antigos trotes violentos durante a recepção dos calouros pelo voluntariado.

Quem pode doar? – Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos (incompletos), pesar mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens entre 16 e 17 anos, podem realizar a doação mediante consentimento formal do responsável legal. 

O termo de autorização está disponível no site doHemorio (www.hemorio.rj.gov.br) e deve ser entregue junto com uma cópia autenticada da identidade do mesmo responsável. Não é necessário estar em jejum, apenas evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação e de álcool nas últimas 12 horas.

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES) e da Fundação Saúde, é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro, que distribui sangue para 180 hospitais públicos, incluindo as grandes emergências como a dos hospitais Getúlio Vargas, Souza Aguiar e Miguel Couto, maternidades, UTI´s neonatais e conveniados com o Sistema Único de Saúde - SUS. 

A unidade funciona todos os dias, de 7 às 18 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, 08 – Centro. Para mais informações, o voluntário deve ligar para o Disque Sangue (0800 282 0708), que esclarece dúvidas e informa o endereço dos outros 26 unidades de coleta distribuídos no Estado. 

 » Ascom Hemorio



Fonte: Governo do Estado do RJ / Saúde / Notícias



Nenhum comentário:

Postar um comentário