INFORMAÇÃO
OFICIAL
Na manhã desta segunda-feira (23) o prefeito de Colatina, Leonardo Deptulski,
participou de uma entrevista coletiva para explicar sobre o uso do Tanfloc e a
retomada da captação de água do rio Doce. Também participaram da coletiva o
engenheiro responsável pelo laudo do Tanfloc, João Virgílio Avancini, o
engenheiro químico Arthur Batista Ferreira, o coronel da Defesa Civil Fabiano
Bonno, além de representante da empresa que produz o Tanfloc, Carlos Rodolfo
Wolf.
A partir das 22h 30 deste domingo (22), o Sanear retomou a captação e o tratamento da água no rio Doce, depois do resultado positivo da análise feita pelo laboratório Tommasi. Com apoio de especialistas e técnicos em tratamento de água, que atuaram no restabelecimento da captação em Governador Valadares, a Prefeitura e o Sanear vêm realizando testes e acompanhando a evolução dos exames, obtendo neste domingo um resultado de análise de água completamente dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde por meio da Portaria 2914/2011.
“Nós estamos fazendo todo o processo com segurança e aos poucos vamos retomar o abastecimento gradativamente. Esse é um avanço muito grande porque não é fácil abastecer a cidade toda com carros-pipa. Nós pedimos desculpas pelas nossas falhas. Para operar todo nosso esquema emergencial mais de 600 pessoas estão trabalhando incansavelmente para que tudo se normalize”, explicou Leonardo Deptulski.
Com o restabelecimento da captação no rio Doce, vamos retomar aos poucos a produção de água tratada, mas como os reservatórios estão vazios, serão precisos de dois a três dias para restabelecer o abastecimento em toda cidade.
Segundo o coronel da Defesa Civil Fabiano Bonno é possível que a primeira água que chegue as casas apresente uma coloração mais escura. “A rede que abastece a cidade esteve com o abastecimento precário durante cinco dias, como a água chegará com mais pressão às casas acaba também levando um pouco de sujeira dos canos, isso é normal. Orientamos que a população aproveite essa água para lavar suas caixas d’água”.
O LAUDO
Para que o uso do Tanfloc fosse possível, três testes foram realizados em dias diferentes. Esses testes asseguram a qualidade da água. “Sobre hipótese alguma iremos oferecer a população uma água que não esteja de acordo com os padrões de potabilidade. Todo nosso trabalho está dentro dos parâmetros de legislação”, garante o engenheiro João Virgílio.
A coleta da água tratada com o Tanfloc foi feita na Estação de Tratamento de Água II, que fica no bairro Nossa Senhora Aparecida. O laudo apresentou alterações nos níveis de manganês. De acordo com Arthur Batista Ferreira, Engenheiro Químico do Sanear, os níveis estão de acordo com o artigo 39, parágrafo 4 da Portaria 2914, do Ministério da Saúde.
No anexo desta Portaria, podem ser observados os seguintes critérios:
I – os elementos ferro e manganês estejam complexados com produtos químicos comprovadamente de baixo risco a saúde, conforme preconizado no artigo 13 desta portaria e nas normas da ABNT;
II – os VMPs dos demais parâmetros do padrão de potabilidade não sejam violados; e
III – as concentrações de ferro e manganês não ultrapassem 2,4 e 0,4 mg/L, respectivamente.
Desta forma, obedecidos os critérios apresentados no art.39, parágrafo 4 da Portaria 2914, o parâmetro Manganês Total, que apresentou concentração de 0,147 mg/L segundo análise do laboratório Tommasi Analítica, estaria de acordo com a Portaria 2914.
Segundo Arthur os níveis de manganês apresentados na água vem baixando desde que o primeiro teste foi realizado. Os níveis de turbidez da água também estão variando, e vem baixando desde que a lama chegou a cidade.
CAPTAÇÃO
Desde quarta-feira (18) quando a captação foi suspensa em Colatina, com a chegada da onda de lama com o rompimento da barragem de Mariana (MG), não foram medidos esforços para manter parte do abastecimento da cidade.
Mesmo com o restabelecimento da captação será mantida toda estrutura de carros-pipa captando água da lagoa e levando para as três estações de tratamento da cidade. Até o completo restabelecimento do abastecimento do município terá continuidade a entrega de água mineral que esta sendo executada pela empresa Samarco com apoio do Exército e da Policia Militar.
O restabelecimento da captação traz segurança e a normalidade a vida e a cidade. Destacamos ainda o apoio do Governo Estadual, Federal, de toda sociedade e principalmente de toda população de Colatina que apesar de sofrer o impacto vem sendo solidária e compreendendo as dificuldades deste que é, sem dúvidas, um dos maiores desastres ambientais da historia do Brasil.
(Prefeitura Municipal de Colatina-ES)
>>> DIVULGAÇÃO <<<
Nenhum comentário:
Postar um comentário