Logo da Carabao, bebida energética tailandesa será exibida a partir de
2017 na manga do uniforme; em 2018, substitui a Caixa no espaço mais nobre do
"manto"
No último dia útil de 2016, o
Flamengo fechou um contrato bastante expressivo, o maior de sua história se for
levado em conta duração e dinheiro envolvidos. A empresa tailandesa Carabao
Tawandang é a nova patrocinadora rubro-negra e pagará R$ 190 milhões ao clube
para exibir a marca de seu drink energético, Carabao, no "manto". O
vínculo é de seis anos.
A logo da Carabao será exibida
em 2017 na manga do uniforme do Flamengo. A partir de 2018, passa para o espaço
mais nobre da camisa e torna-se o patrocinador master do Rubro-Negro,
substituindo a Caixa Econômica Federal, que pode ocupar outra propriedade do
uniforme ou mesmo não patrocinar mais o clube.
O GloboEsporte.com apurou que,
com a Carabao ainda na manga, serão pagos R$ 15 milhões em 2017. Nos cinco
seguintes, o clube receberá R$ 35 milhões por temporada. Com valores
reajustados e bônus, o Fla crê que pode superar os R$ 190 milhões inicialmente
projetados.
Vice-presidente de marketing
do Flamengo, Daniel Orlean não trata a parceria com a Carabao como um simples
patrocinador. Qualifica o acordo como o início de uma parceira estratégica,
principalmente pelo fato de o clube lucrar com venda de produtos e de acordo
com o crescimento da marca da empresa tailandesa no Brasil.
- Grande passo no sentido de
estabelecer com as marcas uma parceria estratégica que vai além de um
patrocínio de mídia. É uma parceria onde a gente ganha junto com o crescimento
dos resultados do nosso parceiro.
Trata-se de uma empresa que já está na
Europa, em vários países. É um trabalho que vem sendo feito há alguns meses
pelo nosso time de executivos, e acreditamos que é um marco não só na história
do Flamengo, mas também na história do futebol brasileiro, porque é o maior
patrocínio que a gente percebe .na história do futebol brasileiro - disse
Daniel Orlean.
- É preciso destacar que,
apesar de já termos firmado o acordo com o novo parceiro, ele só é valido
mediante a aprovação do Conselho Deliberativo, que é soberano, e nós
respeitamos a governança do clube.
Em 2017, o Flamengo receberá
R$ 6 milhões do curso de línguas Yes!, cuja marca é exibida na barra da camisa
(abaixo do número), R$ 15 milhões da Carabao (manga), R$ 7 milhões da MRV
(costas superior) e R$ 25 milhões da Caixa Econômica Federal. Em relação à
última, é bom frisar que o valor é pautado nos termos atuais, mas estes podem
ser reajustados. Clube e Caixa estão em processo de renovação, e os ganhos
rubro-negros podem ser maiores.
A Tim, que posiciona sua logo
dentro do número do uniforme, investe R$ 4 milhões no futebol.
Por Amanda Kestelman e Fred GomesRio de Janeiro
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