Contato

Contato

quarta-feira, 18 de março de 2015

Parque Tecnológico terá assinatura de um Protocolo de Intenções

O esforço pela criação do Parque Tecnológico do Norte Fluminense dá mais um passo na direção desse objetivo nesta quarta-feira (18/03) na Câmara de Vereadores de Campos, com a assinatura de um Protocolo de Intenções visando fomentar o projeto. A cerimônia vai acontecer às 15h, com a adesão de 16 instituições representando o poder público municipal, instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas e entidades de classe do setor produtivo da região. 

"Não me recordo de agregar tantas instituições de Campos em prol de um mesmo objetivo. Para a concretização de um empreendimento de tal porte é necessário em primeiro lugar articular o poder público, a iniciativa privada e as universidades. Ou seja, criar uma governança. É isto que vai ocorrer nesta quarta, com 16 instituições assinando um Protocolo de Intenções que tem como objeto o projeto e a instalação de um Parque Tecnológico na nossa cidade", ressalta o diretor da Agência Uenf de Inovação, professor Ronaldo Paranhos.

Em outubro passado, foi realizado um Workshop na Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) Darcy Ribeiro que apresentou e debateu com a sociedade local uma proposta para a criação do Parque Tecnológico na região. Na ocasião, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Batista, parabenizou a iniciativa e declarou: “O plano traz clareza e discernimento nas propostas para a potencialização das ferramentas dos setores envolvidos neste projeto do Parque Tecnológico, que será fruto de uma construção coletiva, da integração de todos os setores”.

Existem atualmente no Brasil 28 parques tecnológicos em funcionamento, com 939 empresas instaladas e geração de 32 mil empregos. Desse total, 1.100 cargos são para doutores e 5.000, para mestres e especialistas. No Estado do Rio de Janeiro, há dois parques tecnológicos funcionando e outros seis em fase de projeto — entre estes a proposta do Parque Tecnológico do Norte Fluminense.

Além da Uenf, está confirmada a presença de representantes das seguintes instituições: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), Prefeitura de Campos, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-Norte), Fundação Norte Fluminense de Desenvolvimento Regional (Fundenor), Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec), Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes, Sociedade Universitária Redentor, Institutos Superiores de Ensino do Censa (Isecensa), Universidade Cândido Mendes (Ucam), Fundação Cultural de Campos (Uniflu), Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Sebrae), Universidade Federal Fluminense (UFF), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Incubadora de Base Tecnológica de Campos (TEC Campos).


Postado por: KELLY MARIA

Fonte: REDAÇÃO/ASCOM







Nenhum comentário:

Postar um comentário