Contato

Contato

domingo, 11 de março de 2018

CEMADEN: PREVISÃO DE RISCO GEO-HIDROLÓGICO PARA DOMINGO NOS ESTADOS DO ES, MG e RJ

Neste domingo (11/03), o cenário de risco de eventos hidrológicos e/ou movimentos de massa para os municípios monitorados no Brasil é apresentado a seguir:

PREVISÃO do TEMPO
(domingo, 11 de março de 2018)

(imagem ilustrativa no site do CEMADEN)


Região Sudeste: RJ, MG e ES.

Há previsão de pancadas de chuva, principalmente a partir da tarde, em grande parte dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo e no centro-leste de Minas Gerais (incluindo a região metropolitana), onde a chuva poderá ser localmente forte e ocorrer em um curto intervalo de tempo, podendo favorecer a ocorrência de eventos de enxurrada, principalmente em pequenas bacias urbanas e, caso limiares críticos sejam atingidos, deslizamentos pontuais. Assim, é  MÉDIA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.



Figura: Classificação das mesorregiões Brasileiras com possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos. Este mapa é feito por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições do cenário de risco geo-hidrológico atual somado à previsão de chuva.


Plataforma de Coleta de Dados - PCD, instalada as margens do Rio Itabapoana: Na divisa dos Estados do RJ e ES, entre os municípios de Bom Jesus do Itabapoana-RJ e Bom Jesus do Norte-ES. Na imagem, datada de 09 de março de 2018, o nível do rio estava a 3 metros acima do seu nível normal, conforme registrado na régua linimétrica do CEMADEN, instalada sob a ponte (Foto: Blog do Luciano Egidio)




Você sabia que...

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) MONITORA o Rio Itabapoana (24 horas por dia), através de sua Plataforma de Coleta de Dados - PCD, instalada na ponte e no cais da beira rio?

O CEMADEN é um núcleo responsável pela prevenção e gerenciamento da atuação governamental perante eventuais DESASTRES NATURAIS ocorridos em território brasileiro. Este centro é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTIC.

Criado em 2011 e inicialmente instalado na cidade de Cachoeira Paulista, no estado de SP, este centro é responsável por gerenciar as informações emitidas por radares meteorológicos, pluviômetros e dados provenientes de previsões climáticas, repassando as informações para os órgãos competentes em todo o Brasil, visando antecipação perante possíveis ocorrências de situações meteorológicas que possam levar a ocorrência de um desastre natural.

O CEMADEN tornou-se efetivamente operacional em 02 de dezembro de 2011 e, desde então, vêm emitindo alertas para o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). A equipe de operação do Cemaden trabalha em uma Sala de Situação com capacidade para até 25 analistas. Dentre os equipamentos existentes nessa sala estão um grande videowall, um gabinete de crise dotado de sistemas de teleconferências, modernos computadores e sistema de fornecimento de energia elétrica em caso de blecaute.

Os pesquisadores e tecnologistas do Cemaden trabalham com imagens de satélites de alta resolução e com uma série de equipamentos de alta tecnologia, tais como radares meteorológicos, plataformas de coleta de dados e de equipamentos de análise de solo, como forma de prevenção de eventos como inundações e escorregamentos de encostas.

(Fonte: Wikipédia)


Republicação de matéria
Como estamos vivenciando um período de chuvas intensas e até torrenciais em algumas regiões e de um estado de ALERTA do Rio Itabapoana, o BLOG DO LUCIANO EGIDIO resolveu republicar um trecho de uma matéria realizada no dia 06 de outubro de 2015 com uma equipe do CEMADEN que esteve a serviço em Bom Jesus do Itabapoana para realizar um trabalho de monitoramento 'in loco' .
Naquela ocasião, tivemos a oportunidade de conversar e entrevistar o Sr. César Gonçalves, Técnico em Hidrologia, que nos relatou o seguinte: 

Radialista Léo Carlos e o Técnico em Hidrologia César Gonçalves.
(ARQUIVO: BLOG DO LUCIANO EGIDIO)


“O nosso trabalho aqui será para averiguar os índices de medição/variação do nível do rio Itabapoana e medição precipitação de chuvas que consistem em equipamentos como LIMÍGRAFO, para medir o nível do rio e PLUVIÓGRAFO, para calcular o volume de chuvas na região. Esses equipamentos, a cada 1 hora fazem as respectivas leituras e repassam essas informações via rádio ou telefone para o CEMADEN e também para a Defesa Civil Municipal” (César Gonçalves, Técnico em Hidrologia)

A partir da esquerda: Rafael Gonçalves (Hidrometrista), Silvano da Cruz (Graduando em Geografia pela PUC-RS) e César Gonçalves (Técnico em Hidrologia) da empresa Água e Solo - Estudos e Projetos da cidade de Porto Alegre-RS. (FOTO: BLOG DO LUCIANO EGIDIO)

 Equipe preparando os equipamentos.
(FOTO: BLOG DO LUCIANO EGIDIO)


 Plataforma de Coleta de Dados - PCD
(FOTO: BLOG DO LUCIANO EGIDIO) 

Plataforma de Coleta de Dados - PCD
(FOTO: BLOG DO LUCIANO EGIDIO) 


Régua Linimétrica (com o rio Itabapoana em seu leito normal)
(FOTO: BLOG DO LUCIANO EGIDIO) 


Régua Linimétrica (com o rio Itabapoana 3 M acima do nível)
(FOTO: BLOG DO LUCIANO EGIDIO) 


Imagens registradas
(pela Plataforma de Coleta de Dados - PCD)




<<< DIVULGAÇÃO >>>



Nenhum comentário:

Postar um comentário