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sexta-feira, 10 de maio de 2019

USINA SANTA MARIA: Ajudem a SALVAR o nosso Patrimônio Público!

“A cultura é aquilo que permanece no homem quando ele já esqueceu tudo o resto” (E. Henriot)

Usina Santa Maria e o resgate de seu Patrimônio Público 
(Foto: Blog do Luciano Egidio)

“A cultura de um povo é o seu maior patrimônio Preservá-la é resgatar a história, perpetuar valores, é permitir que as novas gerações não vivam sob as trevas do anonimato” (Nildo Lage)


Não deixem esse importante PATRIMÔNIO PÚBLICO da Usina Santa Maria se degradar com o tempo! 
Ajudem a SALVAR!
Imaginem quanta história temos para contar aos mais jovens através dessa “maria-fumaça” que, por muitos e muitos anos, percorreu os trilhos da rede ferroviária em nossa região, transportando as riquezas de nossa terra?

 Usina Santa Maria e o resgate de seu Patrimônio Público 
(Foto: Blog do Luciano Egidio)

“Arte, cultura e a educação preservam o patrimônio, resgatam a história e perpetuam valores” (Gislaine N. S. Perez)

 Usina Santa Maria e o resgate de seu Patrimônio Público 
(Foto: Blog do Luciano Egidio)

“O maior legado de uma sociedade civilizada são o meio ambiente e a cultura, preservadas” (Ricardo V. Barradas)


 Usina Santa Maria e o resgate de seu Patrimônio Público 
(Foto: Blog do Luciano Egidio)

“Um país que não preserva seu passado e sua história não terá futuro” (Luiz Carlos Mathias)


 Usina Santa Maria e o resgate de seu Patrimônio Público 
(Foto: Blog do Luciano Egidio)

“A cultura é uma necessidade imprescindível de toda uma vida, é uma dimensão constitutiva da existência humana, como as mãos são um atributo do homem” 

(Ortega y Gasset, José)


Usina Santa Maria e o resgate de seu Patrimônio Público 
(Foto: Blog do Luciano Egidio)

“A cultura é tudo o que resta depois de se ter esquecido tudo o que se aprendeu” (Lagerlof, Selma)


VOCÊ SABIA QUE...
As primeiras locomotivas apareceram no século XIX, eram propulsionadas por motores a vapor e foram , sem dúvida, o mais popular até o final da Segunda Guerra Mundial.
No Brasil eram chamadas popularmente como "Maria-Fumaça", em virtude da densa nuvem de vapor e fumaça produzidas quando em movimento.
A primeira locomotiva a vapor foi construída por Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804, no entanto, muitos anos passaram até que se tornassem num meio de transporte prático e economicamente viável.
O recorde absoluto de velocidade de uma locomotiva a vapor foi obtido na Inglaterra, quando a velocidade de 203 km/hora num percurso ligeiramente inclinado. Velocidades semelhantes foram também atingidas na Alemanha e nos Estados Unidos.
Antes do meio do século XX, as locomotivas eléctricas e a diesel começaram a substituir as máquinas a vapor. No fim da década de 1960, já dominavam o cenário. Outros projectos foram desenvolvidos e experimentados, como as locomotivas com turbinas a gás, mas muito pouco utilizados.
A primeira locomotiva com turbina a vapor foi construída pela North British Locomotive Company, na Escócia em 1909.[3] Este tipo de locomotiva, movida por turbina a vapor, foi mais desenvolvida nas décadas de 1920 e 1930, com pouco sucesso, por culpa de dificuldades técnicas nunca inteiramente solucionadas. A locomotiva com turbina a vapor era vista como uma forma de revitalizar a energia a vapor e competir as locomotivas com motorização a diesel que começavam a dominar o cenário.
Já no fim do século XX, na América do Norte e na Europa só existiam locomotivas a vapor em uso regular, com fins turísticos ou para entusiastas do comboio. No México, o vapor manteve-se com uso comercial até ao fim da década de 1970. Locomotivas a vapor continuam a ser usadas regularmente na China onde o carvão é muito mais abundante do que o petróleo. A Índia trocou o vapor pelo diesel e pela electricidade na década de 1990. Em algumas zonas montanhosas o vapor continua a ser preferido ao diesel, por ser menos afectado pela reduzida pressão atmosférica. (Fonte: Wikipédia)

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