Contato

Contato

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Secretaria de Saúde de Bom Jesus divulga número de casos de dengue no município.


Além da dengue, Bom Jesus registrou 50 casos não confirmados de Zika Vírus em 2015.


A Secretaria de Saúde de Bom Jesus do Itabapoana (SMS) divulgou o número de casos de dengue no município durante o ano de 2015. Foram notificados 808 casos nos bairros, distritos e no centro da cidade. Por enquanto apenas 59 deste estão confirmados, mas como a demanda do laboratório de referência do Estado do Rio está alta, podem surgir novas ratificações.

Segundo a chefe do Núcleo de Saúde Coletiva (NUSC), Regina Coeli, entre agosto e dezembro houve a confirmação de 45 casos. A SMS faz dois mapas para intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti: um de notificações em cada semana do ano (semana epidemiológica) e outra por localização geográfica.

O primeiro mostra, mais uma vez, que a população não pode se descuidar no período anterior às chuvas de verão. Enquanto na 26ª semana do ano - período mais frio e seco - foram notificados 23 casos de dengue, na segunda semana de dezembro - quente e chuvoso - este número foi multiplicado por dez (230 casos).

No segundo mapa, os técnicos relatam e o NUSC computa a quantidade de notificações por bairro, distrito ou localidade. 

As suspeitas de dengue foram maiores nos bairros:

> Lia Márcia (121 casos), 

> Pimentel Marques (121) 

> Santa Terezinha (108). 

Veja o número de casos em cada área do município: 

> Centro (100), 

> Santa Rosa (35), 

> Usina Santa Isabel (34), 

> Carabuçu (30), 

> Bela Vista (29), 

> Oscar Campos (27), 

> Jardim Valéria (25), 

> Bairro Novo (24), 

> Monte Calvário (16), 

> Bom Jardim (13), 

> Calheiros (12), 

> Barra e Pirapetinga (11), 

> Rosal (9), 

> José Lima (8), 

> Asa Branca (8), 

> Nova Bom Jesus (8), 

> Mutum (5), 

> Parque do Trevo (5), 

> Serrinha (3), 

> Parque das Águas (3) 

> Usina Santa Maria (2).

A doutora Regina Coeli chama a atenção para o fato de que, se os números por localidade forem somados “não teremos os 808 casos, pois algumas notificações chegam com o endereço incompleto”. Ela faz um apelo para aquelas pessoa que procuram tratamento fora dos PSF e do hospital, depois de comprovada a dengue, levem seu exame à SMS. Cada município recebe recursos para as ações de combate de acordo com o número de casos notificados.

Além da dengue, Bom Jesus registrou 50 casos não confirmados de zika vírus em 2015. Esse ano já há dez suspeitas. Já em relação à febre chikungunya são poucos os casos notificados e a Secretaria de Saúde pediu, junto com o exame confirmatório de dengue, a pesquisa para detectar esta doença:

- A ameaça do Aedes é real e ninguém pode se descuidar só porque o bairro onde vive tem poucos casos. O mosquito chega à fase adulta muito rapidamente, então o combate deve ser diário, em todas as frentes, finalizou o secretário de Saúde Sávio Saboia.






Departamento de Comunicação


(Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Itabapoana-RJ




>>> DIVULGAÇÃO <<<


Nenhum comentário:

Postar um comentário