Contato

Contato

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Cerca de 400 imigrantes sírios estão no Bolsa Família.


Brasil não tem programa específico para refugiados. Atualmente, 2.097 refugiados sírios vivem no país. 



Com a falta de um programa para assistência a refugiados, algumas das famílias de sírios que têm buscado refúgio no Brasil estão no Bolsa Família. De acordo com reportagem da BBC Brasil, cerca de 400 imigrantes (163 famílias) estão hoje recebendo o auxílio, originalmente destinado a tirar famílias da miséria.
Muitos dos refugiados sírios têm boa qualificação profissional. Mas sem falar o português e com a crise econômica no Brasil, não encontram emprego. O benefício médio do Bolsa Família é de R$ 167 por família. Para estarem aptos ao programa, as crianças devem ser matriculadas nas escolas brasileiras.
Atualmente, há 2.097 refugiados sírios no Brasil, segundo o Ministério da Justiça. É o maior grupo entre os 8.530 refugiados no país. Depois dos sírios, vêm os angolanos (1.480), colombianos (1.093) e congoleses (850). A assistência a eles é coordenada pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), ligado ao Ministério da Justiça. De acordo com o órgão, são feitos repasses para Estados, municípios e organizações da sociedade civil.
Na sexta-feira (9), foram liberados, em medida provisória, R$ 15 milhões para o fortalecimento da política de assistência a refugiados e imigrantes no país. Os recursos devem ser destinados a moradia, assistência jurídica, social e psicológica, e aulas de português e auxílio na inserção no mercado de trabalho, de acordo com a Agência Brasil






>>> DIVULGAÇÃO <<<



Nenhum comentário:

Postar um comentário