Reprodução
quarenta e dois postos foram pesquisados e a maior variação ficou com o etanol
Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), constatou que os consumidores campistas, já estão pagando na bomba o aumento concedido pelo governo federal, na ultima semana às refinarias. O reajuste também foi autorizado para o (etanol/álcool) que é adicionado à gasolina. Foram pesquisados 42 postos em pontos distintos da cidade. A média de aumento apurada nos postos está em torno de 4,5%.
De acordo com a secretária do Procon/Campos, Rosangela Tavares, o aumento dos combustíveis sempre prejudica a população, pois reflete em várias cadeias produtivas. autorizado para o (etanol/álcool) que é adicionado à gasolina. Foram pesquisados 42 postos em pontos distintos da cidade. A média de aumento apurada nos postos está em torno de 4,5%.
“No final da semana passada, a Petrobras anunciou um reajuste médio de 3% nos preços da gasolina nas refinarias, combustível concorrente do etanol hidratado no mercado brasileiro, por conta dos carros flex. A estatal também reajustou o diesel em 5% nas refinarias. Esse aumento já está nas bombas dos consumidores campistas e em breve também deve influir nos preços do transporte coletivo, alimentos, etc.”, destaca Rosangela.
Pelos dados da pesquisa, neste momento não é lucrativo o uso do etanol, pois no custo/benefício a gasolina está com os preços mais em conta. O órgão municipal de defesa do consumidor lembra que o uso do etanol só é viável economicamente quando estiver até 70% do valor da gasolina.
Ainda pelos números da pesquisa, foi constatado que existem variações de preços absurdas, como por exemplo, o preço do etanol que varia de R$ 2,06 à R$ 2,849.
“Infelizmente nesse ano de 2014 praticamente não houve condições econômicas favoráveis para o uso do etanol. Isso é ruim para o consumidor resultando no fechamento de nossas usinas”, finaliza a secretaria do Procon Rosangela Tavares.
Maiores diferenças:
Produto Menor preço Maior preço
Gasolina comum 2,98 3,379
Gasolina aditivada 3,09 3,479
Etanol 2,06 2,849
Diesel 2,45 2,849
Gás 1,95 1,999
Gasolina aditivada 3,09 3,479
Etanol 2,06 2,849
Diesel 2,45 2,849
Gás 1,95 1,999
A pesquisa completa feita pelo Procon/Campos pode ser conferida abaixo:
Fonte: URURAU
Nenhum comentário:
Postar um comentário