Contato

Contato

sábado, 15 de novembro de 2014

Pesquisa aponta aumento de 4,5% no preço dos combustíveis em Campos


Quarenta e dois postos foram pesquisados e maior variação ficou com o etanol








Reprodução


quarenta e dois postos foram pesquisados e a maior variação ficou com o etanol


Uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon), constatou que os consumidores campistas, já estão pagando na bomba o aumento concedido pelo governo federal, na ultima semana às refinarias. O reajuste também foi autorizado para o (etanol/álcool) que é adicionado à gasolina. Foram pesquisados 42 postos em pontos distintos da cidade. A média de aumento apurada nos postos está em torno de 4,5%.


De acordo com a secretária do Procon/Campos, Rosangela Tavares, o aumento dos combustíveis sempre prejudica a população, pois reflete em várias cadeias produtivas.
 autorizado para o (etanol/álcool) que é adicionado à gasolina. Foram pesquisados 42 postos em pontos distintos da cidade. A média de aumento apurada nos postos está em torno de 4,5%.


“No final da semana passada, a Petrobras anunciou um reajuste médio de 3% nos preços da gasolina nas refinarias, combustível concorrente do etanol hidratado no mercado brasileiro, por conta dos carros flex. A estatal também reajustou o diesel em 5% nas refinarias. Esse aumento já está nas bombas dos consumidores campistas e em breve também deve influir nos preços do transporte coletivo, alimentos, etc.”, destaca Rosangela.


Pelos dados da pesquisa, neste momento não é lucrativo o uso do etanol, pois no custo/benefício a gasolina está com os preços mais em conta. O órgão municipal de defesa do consumidor lembra que o uso do etanol só é viável economicamente quando estiver até 70% do valor da gasolina.

Ainda pelos números da pesquisa, foi constatado que existem variações de preços absurdas, como por exemplo, o preço do etanol que varia de R$ 2,06 à R$ 2,849. 

“Infelizmente nesse ano de 2014 praticamente não houve condições econômicas favoráveis para o uso do etanol. Isso é ruim para o consumidor resultando no fechamento de nossas usinas”, finaliza a secretaria do Procon Rosangela Tavares.


Maiores diferenças:
Produto                    Menor preço   Maior preço
Gasolina comum      2,98                    3,379
Gasolina aditivada    3,09                    3,479
Etanol                      2,06                    2,849
Diesel                       2,45                    2,849
Gás                           1,95                   1,999

A pesquisa completa feita pelo Procon/Campos pode ser conferida abaixo: 





Fonte: URURAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário