Ecorodovias propôs que
travessia fosse feita por R$ 3,28; técnicos decidiram por R$ 3,70 e taxa caiu
em R$ 1,50.
(imagem da internet, meramente ilustrativa) |
O DIA
Rio
- Uma boa notícia para o bolso dos motoristas e que surpreendeu os fluminenses
nesta quarta-feira foi a redução do pedágio da Ponte Rio-Niterói, de R$5,20
para R$3,70, a partir de junho. Isso porque a via tem uma nova administradora
do trecho, a Ecorodovias, empresa que venceu o leilão de concessão e será a
responsável pela Ponte pelos próximos 30 anos.
A nova concessionária foi a que
ofereceu o menor valor possível de travessia do trecho, R$3,28, custo 36,67%
menor que o máximo fixado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT).
Pior
para a atual concessionária CCR Ponte, que segue com a concessão até o fim de
maio, e cobrando R$ 5,20 pela travessia do trecho. Foi a CCR, inclusive, que
fez a oferta menos vantajosa para os motoristas, que seria de R$ 4,24.
Para
o diretor-geral da ANTT, Jorge Bastos, o leilão foi realizado com sucesso.
“Conseguimos ter uma redução significativa na tarifa, incluindo grandes obras
de fundamental importância para o estado do Rio de Janeiro”, afirmou. Segundo o
diretor, as obras ajudarão a diminuir o trânsito e o fluxo da Ponte
Rio-Niterói.
Já o
ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, disse que o leilão foi mais
um sucesso do governo. “Foi excelente. Com a ajuda da iniciativa privada, o
governo federal não precisará colocar investimentos e ainda teremos uma
economia de 36,67% em relação ao valor do edital”, disse o ministro.
Outras
cinco empresas participaram do leilão: a atual CCR Ponte, junta com a CIIS,
formando o Consórcio Ponte; a TPI — Triunfo participações e investimentos S.A.;
CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais Ltda.; Infra Bertin
Participações S.A.; Consórcio Nova Guanabara, formado pelas empresas A. Madeira
Indústria e Comércio Ltda., Coimex Empreendimentos e Participações Ltda.,
Urbesa Administração e Participações Ltda. e Rio do Frade Empreendimentos Ltda.
A empresa
vencedora da licitação da nova concessão terá que cumprir uma série de
exigências, como as que prevêem construções de um viaduto para ligar a Ponte à
Linha Vermelha e um mergulhão sob a Praça Renascença, em Niterói. Até o dia 16
abril, dia que será homologada a concessão, as empresas perdedoras podem
apresentar recursos. A futura administradora deverá investir cerca de R$ 1,3
bilhão, ao longo dos 30 anos.
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