Contato

Contato

domingo, 31 de maio de 2015

Eco Arraiás unem tradição e conceito sustentáveis

15 unidades no Estado recebem a festa típica temática.


Quem gosta de comer milho cozido, jogar pescaria e dançar quadrilha tem encontro marcado nas Unidades do Sesc no Rio de Janeiro de junho a agosto. Os Eco Arraiás começam dia 6 de junho, em Nogueira (Petrópolis), e vão até 1 de agosto, na Unidade do Engenho de Dentro, com brincadeiras e estruturas do evento sustentáveis, estimulando a consciência ambiental entre os participantes.


Após o sucesso dos primeiros Eco Arraiás, realizados em 2014 em Nogueira (Petrópolis) e Copacabana; além dessas, as Unidades em Barra Mansa, Campos, Engenho de Dentro, Madureira, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Ramos, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Tijuca e Três Rios aderiram o formato, totalizando 30 dias de festa, com a finalidade de conscientizar a população sobre os cuidados com a escassez de recursos naturais, preocupação que aumentou no país principalmente após a maior crise hídrica da história do país no início do ano.


Nada de fogueiras, balões ou desperdício de recursos, muito pelo contrário: além da estrutura e organização atenderem a requisitos de sustentabilidade ambiental – como a utilização de copos de milho, que é absorvido naturalmente pelo meio ambiente; e barracas com estrutura de bambu e algodão cru -, as brincadeiras também são adaptadas, com utilização de materiais recicláveis. A releitura das atrações deixa as atividades tão atrativas quando as tradicionais: "Gostei de todas as brincadeiras!", conta Rafaele Soares, de 7 anos, que participou da  edição em Nogueira, ano passado.


Os brindes também entram no contexto: são feitos de material descartável, como squeezes (garrafinhas reaproveitáveis) ou confeccionados com o reaproveitamento de resíduos sólidos. 

Uma banca de alimentos também servirá delícias produzidas com aquilo que as pessoas costumam jogar fora, como cocada de casca de melão e pudim de casca de tangerina. 

Os alimentos são resultados das oficinas do programa Mesa Brasil Sesc – iniciativa realizada nacionalmente pelo Sesc, que intermedia a doação de excedentes alimentícios de empresas a entidades assistenciais, estimulando o aproveitamento integral dos alimentos (como o uso de talos, cascas e sementes, de alvo valor nutricional e que normalmente são jogados fora, aumentando a quantidade de lixo no país).


Confira o calendários das festas:



SESC RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário