Contato

Contato

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

HISTÓRIA DAS FAMÍLIAS ITALIANAS (BONIOLO - D'EGIDIO - ZANELLA) E OS SEUS RESPECTIVOS DESEMBARQUES NO BRASIL E TAMBÉM EM BOM JESUS-RJ.


Relembrando as origens (I)


Jovanina Boniolo de Egidio e os filhos Miguel Ângelo, Ana Maria, Humberto, Darcy, Jayme Luiz e Joanir Carlos, em foto de 2013.

A origem das famílias Boniollo, D'Egidio e Zanella se deve à chegada dos imigrantes Italianos ao Brasil no ano de 1897.

Com alguns meses de diferença no referido ano acima, deram entrada em território brasileiro, no porto de Santos (SP), as três famílias italianas.

Levaram vinte e seis dias de viagem para atravessar o Oceano Atlântico a bordo do navio "Minas Gerais".

São elas:

1 - Domênico D'Egidio e Stefania Crette, ambos natural de Latera Rima (Reino da Itália) e seus respectivos filhos: Angelo Antonio D'Egidio, Luiza Maria e Assumpta D'Egidio.

2- Ângelo Boniollo com sua genitora Caterine Boniollo e suas irmãs Josephina e Maria Luiza Boniolo, todos natural de Treviso (Itália).

3 - João Zanella e sua esposa, Ana Maria Mastella, ambos natural de Verona (Itália) com seus filhos: Pio, Deziderio, Bio, Augusto, Assumpta e Ursula Zanella.

Após o desembarque, ficaram alojadas em hospedaria própria, aguardando a designação para se estabelecerem nas fazendas no Estado de Minas Gerais, para trabalharem na agricultura como colonos nas  localidades mineiras de Diamante, Ubá, e Rodeiro (distrito de Ubá).

Trabalharam incansavelmente, dia após dia, de baixo de sol e chuva (pois o lema era trabalho, trabalho e trabalho) na expectativa de conquistarem seu "pedacinho de chão".

Com o decorrer do tempo, as famílias se conheceram, pois, por coincidência, fixaram residência a poucos quilômetros de uma localidade para outra.

Daí formaram as famílias Boniollo, Egídio e Zanella da seguinte maneira: Ângelo Antonio D'Egidio contraiu núpcias com Ursula Zanella, obtendo desta união uma numerosa prole: Aída, Ascêncio,Vitórino, Domingos, Cira, Cizira, Zelia, Joaninha, Maria Praxedes e José de Egidio.

A seguir, Ângelo Boniollo uniu-se em matrimônio com Assumpta D'Egidio (irmã de Ângelo Antonio de D'Egidio), de cuja união vieram as seguintes filhos: Alberto, Alfredo, Anita, José Wilena, Antonio e Jovanina Boniollo de Egidio.

Da união destas três distintas famílias italianas, formadas entre si, originaram-se as famílias brasileiras: Boniollo de Egidio e Egidio Boniollo, pois houve quatro cruzamentos entre as mesmas, casando-se primos x primas e vice versa na 3ª geração.

Com o passar dos tempos, todos deixaram o estado de Minas Gerais e vieram se instalar no Estado do Rio de Janeiro, atingindo assim o tão almejado sonho de "comprar seu pedacinho de chão".

Com muito trabalho e suor, formaram, sustentaram e educaram suas numerosas proles.

Em outubro de 1923, também chegaram ao Brasil, Josephina, irmã de Ângelo Boniollo, com suas filhas Maria Eliza e Maria Augusta Boniollo, sendo que esta última, casou-se com seu primo José Boniollo em 1929.

Como relíquia viva das respectivas famílias, ainda temos para curtir os dois caçulas da 2ª geração de ambas as famílias.

José de Egídio comemorou 85 anos no dia 10 de outubro, enquanto Jovanina Boniollo de Egídio completará 99 anos no próximo dia 14 de janeiro.




Os primos José Egidio e Jovanina Boniolo de Egidio 


Que Deus os Proteja e conserve-os por muito tempo ainda entre nós em perfeita saúde.


Os italianos Ângelo Antonio D'Egidio e Úrsula Zanella, pais de  José Egídio.


Os italianos Ângelo Boniollo e Assumpta D'Egidio, pais de Jovanina Boniollo de Egidio.


(Na próxima edição: álbum das famílias Boniolo, Egidio e Zanelli).


(Blog O Norte Fluminense)






28 comentários:

  1. Linda a história fiquei emocionada de ver o nomes dos meus bisavós e avós...

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Antenor Boniolo , minha família perdeu contato com os demais a muito tempo, a única coisa que sabemos é que meu avó era Silvio Boniolo e ele era do interior de são Paulo .adoraria saber a nossa origem.

    ResponderExcluir
  3. Meu nome é Antenor Boniolo, minha família perdeu o contato com os demais a muito tempo, a única coisa que sabemos é que meu avô era Silvio Boniolo e era do interior de são Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, procurando sobre minha familia Zannela, achei seu blog!! Fiquei emocionada após ver a foto de minha tia-avó, Ursula Zanella!!Minha familia por parte de mãe!!

    ResponderExcluir
  5. A sua tia-avó Úrsula Zannela é mãe de meu avô Victório de Egidio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei essa história, deu o conhecer um pouco a história da kinha família. Conheci meu avô era muito criança mais lembro um pouco dele o nome dele era Domingos,acredito que deve ser o domingoa reatratad na história.

      Excluir
  6. Ola por favor voce estou procurando pela familia Zanella a comuna (sei que é Verona) tenho registro de João Zanella, voce não teria a certidão de nascimento de sua bisavó Ursula ou alguma outra informação que possa me ajudar a encontrar o local exato obrigado

    ResponderExcluir
  7. Ola boa noite, por favor voce tem a certidão de batismo de sua bisavó Úrsula, estou juntando documentos de João Zanelli e não consigo o local exato que ele nasceu so tenho que em Verona mas não a comuna, será que voce poderia me ajudar com qualquer informação muito obrigado

    ResponderExcluir
  8. Ola Luciano e tem outra coisa pelo seu registro eles chegaram aqui de navio entre 1897, mas tenho datas de nascimento dos 9 filhos de João Zanella 4 nasceram na Italia e 5 no Brasil, entre o ultimo registro na Italia 1894 e o primeiro no Brasil 1895, será que esta errado voce teria o nome do navio vai ver que por causa disso que não consigo localizar muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. ola boa noite Luciano, voce sabe o nome do navio que seu bisavó Úrsula, obrigado

    ResponderExcluir
  10. PROCURANDO MEMBROS DA FAMILIA ZANELLA / ZANELLI, IREMOS REALIZAR O PRIMEIRO ENCONTRO DA FAMILIA EM UBÁ -MG DIA 4/11/2017, CONTAMOS COM 250 PARTICIPANTES... CADE O RESTO ???

    ResponderExcluir
  11. Procuro parentesco Francisco egidio morou em minas pai alvarina egidio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Afonso Guilherme Ferreira Egidio e meu avô Vitor Egidio é da região de Poços de Caldas - Minas Gerais. Agora faz todo sentido o motivo de ter tanto Egidio em Minas rs. Legal a história!

      Excluir
  12. Olá sou neta da dona Luiza zanella,a única coisa que me lembro da minha vi comentando comigo é que ela venho da Itália junto com seus pais e seus 2 irmaos Rusa zanella lilo zanella, minha avo Luiza Zanella nasceu em 08/06/1927 e venho pro Brásil em 1930/31 mais ou menos isso,infe infelizmente minha querida avojaa faleceu em 2012,mais tenho muito interesse e orgulho do meu sobrenome acho lindo forte e respeitado

    ResponderExcluir
  13. Prezados, temos ascendentes em comum. Sou de Ubá, meu bisavô se chamava Augusto Zanelli casado com Laurita Zanelli. Os irmãos dele eram Assunta, Ursula, Antonio, Catherina (nascido em Verona, Itália), Dezidério (Nena), Luiz, Noemi, Pio e Tereza (nascido no Brasil). Meu bisavô chegou com seus pais e irmãos ao Brasil com cerca de seis meses de idade. Muito feliz por ler esta história. Abraços, Jorge.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde estou vendo as histórias. E queria saber se tenho algum parentesco próximo me chama Camila boniolo e meu vó era Raimundo boniolo.alguem já ouviu falar.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite
    Meu nome é Danila Egídio, meu avô é Felício Egídio veio da Itália de Nápoles, não encontro nada sobre ele ele veio para o Brasil com 16 anos fugindo da segunda guerra mundial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NOSSA MEU TIO FALA QUE ACONTECEU ISSO COM A FAMILIA DA minha AVÓ . O NOME DELA É nathercia egidiO

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  16. A familia Bonioli e Boniolo são a mesma? Vieram do mesmo lugar? Tem ligação?

    ResponderExcluir
  17. gostaria de saber da origem da minha família Egidio.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber da origem da minha família Egidio.

    ResponderExcluir
  19. Me chamo thamyres egidio.
    Sobrenome do meu avo, ele foi dado pelos pais quando criança. Infelizmente os pais dele não tinham condiçoes para cria-lo. Mas o sobenome ficou.
    Tenho muito orgulho do meu sobrenome e adoria conhecer esta outra parte da familia.

    ResponderExcluir
  20. Minha avó se chamava Maria luiza de Egidio,gostaria de saber se ele é patente de vcs?Ela morava em Ipatinga mg e ja morou em Ubá e era descendente de Italianos.

    ResponderExcluir
  21. Ela tambem dizia ter familias no Rj.

    ResponderExcluir
  22. Olá. Minha avó se chamava Maria Luiza de Egídio. Ela é natural de Guidoval, que na época era distrito de Ubá e se chamava Sapé de Ubá. Tudo indica que era membro desta família. Feliz por encontrar registros dos descendentes dela.

    ResponderExcluir