Implantado na roda dianteira da bicicleta, o código da
etiqueta é lido por um sensor nos semáforos equipados com a nova tecnologia.
A
cidade de Aarhus, na Dinamarca, está testando uma nova tecnologia para aumentar
a segurança dos ciclistas nas ruas. A etiqueta RFID (sigla em inglês para
“identificação por radiofrequência”), espécie de chip instalado nas bicicletas,
aciona os semáforos para que fechem para os carros quando ciclistas se
aproximam de um cruzamento.
Implantado
na roda dianteira da bicicleta, o código da etiqueta é lido por um sensor nos
semáforos equipados com a nova tecnologia. O sistema registra aproximação do
ciclista a cerca de 100 metros dos sinais, para que a mudança no semáforo não
seja brusca e haja tempo viável para os carros desacelerarem. Ao longo de 2015,
o chip foi testado em 200 bicicletas e a ideia é que seja instalado em outras
mil em 2016.
Além
de garantir segurança e prioridade para os ciclistas, a iniciativa busca
incentivar que mais pessoas na cidade passem a usar a bicicleta como meio de
transporte no dia a dia. O sistema é uma das ações do programa “Aarhus Cycling
City”, desenvolvido para promover a mobilidade sustentável na cidade
dinamarquesa.
A
fase de testes teve início no final do ano passado e, se a inovação se provar
eficaz, deve ser ampliada para outros cruzamentos da cidade. Em longo prazo, o
plano é elevar o sistema para uma espécie de “passaporte ciclístico”: quem
aderir recebe uma série de benefícios na cidade, como prioridade nos semáforos,
estacionamentos e acesso a facilidades para ciclistas.
Por Priscila Kichler Pacheco / TheCityFixBrasil
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